Projeto Quintas Musicais celebra 60 anos da Bossa Nova no Sesc S. André

 O primeiro a usar a palavra bossa na música brasileira foi Noel Rosa, em sua célebre canção, São Coisas Nossas, de 1930. Na canção, ele afirma que “o samba, a prontidão/ E outras bossas/ São nossas coisas / São coisas nossas”. Duas décadas mais tarde, a expressão voltaria a ser usada para descrever uma nova maneira de tocar samba, com timbres cadenciados e pausados, em melodias que fazem o casamento perfeito com a canção, chamado de Bossa Nova. NASCIMENTO
Alguns artistas, canções e interpretações ficaram conhecidos por marcar o nascimento da Bossa Nova. O estilo tem seu pioneirismo no disco Canção do Amor Demais, lançado em 1958. O álbum reúne composições de Tom Jobim e Vinícius de Moraes interpretadas pela voz da cantora Elizeth Cardoso. Outras duas faixas específicas marcam o surgimento do novo ritmo brasileiro inspirado no jazz americano: Outra Vez, gravada em 1954 por Tom Jobim; e Chega de Saudade eternizada na voz do baiano João Gilberto. Neste ano, ela completa 60 anos, e o Sesc Santo André presta uma homenagem trazendo para a unidade artistas influenciados pelo movimento, que estarão no Quintas Musicais para apresentações gratuitas no Palco da Comedoria. 
 SERVIÇO
Quintas Musicais será amanhã com Bossa Nova Paulista com Dino Galvão, no Sesc Santo André, na rua Tamarutaca, 302. Inf.: (11) 4469-1311.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo