CulturaHome

Carnaval da saudade em Paranapiacaba

 

A maior festa popular brasileira é destaque em vários pontos do país tão logo se encerram as comemorações de Natal e Ano Novo. O brilho das fantasias multicoloridas, máscaras e adereços é um sonho tanto de crianças quanto de adultos em meio a multidão.

São quatro dias consecutivos em que a população esquece de tudo em prol da alegria. Entre marchinhas, samba, pagode e diversos estilos musicais adaptados, o que vale é cantar, pular e se descontrair. As celebrações são diferentes conforme cada região, envolvendo trios elétricos, blocos de rua, escolas de samba e clubes.

Festival de Cinema de Paranapiacaba – Foto de Daniel Petrillo 6

Mas o Carnaval é feriado nacional? Não. É ponto facultativo, dependendo dos decretos de Estados e Municípios. Na verdade o feriado deveria ser somente na terça-feira, entretanto a emenda começa no final de semana e se estende até a quarta de Cinzas, dia que marca o início da Quaresma.

O Carnaval é uma festa do cristianismo ocidental. A data religiosa ocorre 47 dias antes da Páscoa, geralmente entre fevereiro e início de março.

Apesar da popularização no Brasil, é celebrado pelo mundo afora desde a Antiguidade. Suécia, Noruega e Estônia são países que festejam a temporada carnavalesca, bem como a Itália, a Espanha, a Alemanha, a França e os Estados Unidos. Os antigos egípcios já preparavam as festas para Ísis (deusa da maternidade, magia, fertilidade, cura e proteção) e o boi Apis; os hebreus, a festa da sorte; e os gregos, os famosos bacanais.

No Brasil aplica-se o carnaval moderno com desfiles e fantasias, modelo que vem da França do século XX. Os cariocas retocaram à sua moda, dando mais brilho e luxo ao desfile das escolas de samba dentro do sambódromo.

As escolas de samba surgiram na década de 1920 com a popularização do samba no Rio de Janeiro. Nos últimos anos, aproveitando a tecnologia, reinventaram as criações com coreografias que levam o público a um mundo fantástico e inesperado.

Na região, as comemorações mudaram há mais ou menos uma década. As escolas de samba já não desfilam na passarela improvisada e as manifestações passaram a ser isoladas na comunidade. A festa maior vem dos blocos que saem nas ruas do centro animando a população nos finais de semana que antecedem a folia.
Paranapiacaba mantém a tradição com as famosas marchinhas de compositores que estiveram no auge entre 1920 e 1960. A animação deste ano está garantida com a Banda Caxambu no sábado (14), domingo (15) e terça-feira (17) de fevereiro, a partir das 14h, no Coreto do Clube União Lyra Serrano. O grupo musical é famoso na região.

Destaque para o Bloco das Bruacas na segunda-feira (16). A concentração começa por volta das 11h no bar ao lado do campo de futebol, a primeira do Brasil com medidas oficiais . O desfile pelas ruas da parte Baixa começa após às 13h, animado pelo trio elétrico e pelas fantasias multicoloridas. O bloco existe desde a década de 1990, quando um grupo de amigos liderado pelo saudoso Carioca criou o Bloco das Mocréias em Ribeirão Pires. Desde então, a denominação mudou de nome, mas a descontração só aumentou. Uma curiosidade é que a apresentação é sempre na segunda de Carnaval a tarde, faça chuva, sol ou neblina.

O carnaval é apoiado pelo prefeito Gilvan Junior, através da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense.
Se vai curtir os quatro dias de folia, antes de tudo lembre-se de cuidar do corpo. Frutas e verduras frescas são recomendáveis no verão tropical e beba bastante água. A hidratação é essencial para evitar problemas de saúde como desidratação, intoxicações alimentares, insolação e alergias.
Vem pra Vila você também!

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo