O PT segue reforçando suas trincheiras políticas ao confirmar mais um conhecido nome para as eleições 2026, aliás, há poucos dias Teonilio Barba já havia sinalizado que concorrerá à reeleição pelo partido e, seguindo o mesmo caminho de seu correligionário, Vicente Paulo da Silva também reafirmou sua pré-candidatura à reeleição.
Pelo nome, talvez muitos não associem a feição carismática e o discurso calmo à pessoa, mas estamos falando do deputado federal Vicentinho, que conversou com o REPÓRTER sobre o pleito que se avizinha e garantiu que seu nome estará nas urnas eletrônicas.
Nesse sentido, Vicentinho reiterou sua presença nas eleições e, logo de cara, comentou como enxerga a caminhada petista rumo à continuidade do maior cargo eletivo do país.
“Estou pré-candidato, com muita disposição, força e com esperança da vitória”, avisou o petista, que prosseguiu ao falar do alto índice de desaprovação do presidente Lula,
publicado recentemente:
“Primeiro, é um momento e é bom lembrar que o Lula está na frente nas pesquisas, então isso é até um sinal de vitória e, quando começar a campanha, vai estar melhor. Tem muita gente refletindo, saindo de fora do bolsonarismo, até porque quem votou no Bolsonaro, nem todo mundo é bolsonarista, por isso, tem muita gente repensando”, opina o deputado.

Dinheiro!
No mandato atual, Vicentinho ficou como suplente, mas foi alçado à Câmara dos Deputados porque três outros parlamentares assumiram como ministros, com isso, o político falou da sua principal dificuldade, porém lembrou de outras ocasiões em que o cenário era o mesmo.
“Se reeleito, estarei no sétimo mandato como deputado federal, contudo, a maior dificuldade é financeira. Aliás, sempre minha candidatura foi bem mais pobre do que muitos, como uma campanha nossa pobrezinha e ganhamos de pessoas muito ricas, como é o caso do maior produtor do agronegócio e outros ricos que perderam também”, recordou Vicentinho.
Reconhecimento
Entretanto, quando perguntado o que colocaria Vicentinho ou o manteria na Câmara dos Deputados, o parlamentar indicou sua aprovação.
“O reconhecimento do site Congresso em Foco, em que fui apto a concorrer ao prêmio de um dos melhores, no entanto, o site tem vários critérios, como se estiver envolvido com processos, está fora, se atuar, por exemplo, como o Tiririca, está fora, tem que ter proposta, pronunciamentos, defender tese. Então, mesmo com essa dificuldade toda, mesmo tendo sido suplente, que é o caso agora, fui considerado um dos melhores deputados”, explica o político.
Além da indicação do site, o petista elencou as categorias que o apoiam nesta corrida eleitoral.
“E o reconhecimento de várias categorias, trabalhadores, comunidades, portanto, estou sentindo muitos novos apoios, inclusive dos trabalhadores e sindicatos”, celebra o petista.
Mais representatividade no ABC
Contudo, Vicentinho explicou que, apesar de o deputado ter um local de atuação, sua atividade é no âmbito federal, porém, para ele, o ABC carece de mais representantes.
“A região do ABC carece de mais representatividade, pois é muito importante, embora nenhum deputado seja eleito para ser representante da região, porque não existe deputado regional, deputado é federal, cuida do Brasil, mas no seu respectivo Estado. Então no ABC, quanto mais representatividade melhor, e o caminho é o voto”, orientou o deputado.
CELSO M. RODRIGUES


