Na reunião entre o prefeito de São Caetano, Tite Campanella – PL e sua base aliada de vereadores, nesta segunda-feira (09), muitas pautas foram debatidas, mas, uma ganhou destaque, ou melhor, já vem sendo amplamente comentada e debatida, o Tarifa Zero.
O programa de gratuidade no transporte público municipal deve sim ser destinado a apenas moradores, conforme explicou o líder de governo, o vereador César Oliva – PSD.

Tarifa Zero
Inclusive, a pauta ocupou o tempo de cerca de metade da reunião, e o pessedista explicou o porquê o assunto ganha contornos e atenção mais aprofundados.
“A gente gastou muito tempo sobre o Tarifa Zero, entendendo como a Prefeitura está desenvolvendo o novo projeto, trocando ideias sobre os bairros e linhas para poder chegar ao melhor possível. Contudo, vai ter uma remodelação geral e isso ainda está em elaboração, pois a intenção é fazer o Tarifa Zero funcionar para moradores, isso é um fato”, garantiu o edil.
Entretanto, o vereador avisou que a resolução sobre as mudanças ainda está no campo do debate, embora, esteja com os diálogos avançados, porém, ainda faltam ajustes e definições.
“A forma, a execução disso ainda está em desenvolvimento, contudo, logo deve vir para Câmara, mas está em elaboração, em discussão, todavia, é fato, o Tarifa Zero será para moradores de São Caetano”, explicou o parlamentar.
Nesse sentido e, de acordo com Oliva, o governo Municipal ainda avalia como e qual será a tecnologia, o aplicativo, que está em desenvolvimento para reconhecer o morador da cidade que vai ter direito.
Por fim, César Oliva disse que a ideia é oferecer um transporte público com qualidade.
“Queremos devolver a qualidade do transporte público ao morador, portanto, essa é a grande motriz. Porque você sobe em qualquer ônibus e pergunta para qualquer pessoa e, ninguém está satisfeito, muito pela superlotação, principalmente”, esclarece ele.
Cidades vizinhas
Segundo César, a conta nunca vai fechar, até porque uma única cidade com o programa absorve os moradores dos municípios vizinhos.
“A pessoa pode falar: ‘põe mais ou menos, ‘, no entanto, essa conta não é assim simples. Estamos falando que já gastamos mais de R$ 3 milhões por mês de Tarifa Zero, e assim, a conta não fecha. O Tarifa Zero, provavelmente, daria certo se todas as cidades da região também tivessem, agora, quando só São Caetano fez a lição de casa, é muito difícil conseguir trabalhar com a universalidade”, pontua o vereador.
Além disso, o pessedista informou que a ideia é colocar de volta nas ruas as linhas circulares.
CELSO M. RODRIGUES


