Guarda Civil MunicipalHomePrefeitura São Bernardo do CampoSão Bernardo do CampoSegurança

SBC deflagra a Operação Bairro Mais Seguro

Operação tem como foco levar sensação de segurança para moradores e comerciantes e se concentra na região dos bairros Parque Selecta, Montanhão, Silvina, Golden Park e Vila São José

A Prefeitura de São Bernardo deflagrou, na manhã desta sxta-feira (30), a Operação Bairro Mais Seguro, atividade de segurança que envolve somente a GCM – Guarda Civil Municipal da cidade e que será focada na região dos bairros Parque Selecta, Montanhão, Silvina, Golden Park e Vila São José, área com grande adensamento populacional e que foi direcionada à localidade devido aos indicadores estatísticos de segurança.

Objetivo

Em coletiva de imprensa, portanto, o comandante da GCM da cidade, Eduardo dos Santos explicou qual o objetivo da ação na localidade e reiterou que a operação não é pontual.

Comandante da GCM, Eduardo dos Santos explicou a mecânica na Operação Bairro Mais Seguro

“O objetivo é muito específico: a sensação de segurança dos moradores e comerciantes locais. A gente já faz essa operação semanalmente em cada bairro a partir dos dados estatísticos que nos traz essa informação de necessidade de aumentar o policiamento local e hoje não foi diferente”, informou o comandante.

De acordo com Santos, os dados estatísticos demonstram que a área, na qual foi deslocado o contingente da GCM, necessita de um suporte maior de policiamento durante todo o dia e toda a noite e é por isso que a operação foi deflagrada no local.

Nesse sentido, os bairros citados receberão um apoio operacional maior, com a participação do efetivo de 25 guardas no momento do início da Operação Bairro Mais Seguro, além das viaturas que já estavam em atividade no local, que juntas somam cerca de 18 veículos da GCM.

E o Carnaval?

Embora ainda faltem pouco mais de 15 dias para o Carnaval, o comandante afirmou que as ações são voltadas, não apenas para o dia a dia, mas focadas também em grandes eventos.

“A é mostrar que a segurança não para, aliás, a segurança faz o serviço antes de eventos grandes como o Carnaval nosso, para mostrar para a população, portanto, que vale a pena continuar se divertindo em nossa cidade de forma segura, por isso, estamos com as equipes aqui fazendo esse trabalho para mostrar para os cidadãos, principalmente, nesta região que podem ficar tranquilos em relação a segurança”, Eduardo tranquilizou os moradores e comerciantes locais.

Integração

Apesar de a Operação Bairro Mais Seguro ter como foco promover a sensação de segurança, Santos afirmou que agressores de mulheres também estão no radar.

“O trabalho de policiamento é integrado e, dessa forma, não visa somente um tipo específico de crime, também mostra para aqueles agressores que se, ocasionalmente, tentarem contra a vida ou a integridade de uma mulher, a gente vai ter uma resposta rápida”, avisou o GCM.

Ainda sobre atentados contra mulheres, Eduardo ressaltou o trabalho de excelência da Guardiã Maria da Penha, que acompanha essas situações, mas, destacou que a equipe operacional é mais uma forma também de aumentar ainda mais a resposta a esse tipo de crime. 

Por fim, o comandante Eduardo dos Santos falou do período de atuação da GCM e voltou a lembrar que as operações são respaldadas por dados estatísticos.

“O trabalho da Guarda Civil Municipal é 24 horas, mas o aumento do efetivo com essa proporção agora, a gente inicia neste exato momento e vai até segunda-feira (02/02) no período da manhã, ação exclusivamente da GCM”, destacou ele, que concluiu sobre como é feita a distribuição das viaturas no município e sua origem. 

“Temos as nossas viaturas espalhadas por toda a cidade, o efetivo espalhado por toda a cidade, porém, agora, hoje, aqui e nesse momento, a gente aumenta as viaturas, trazendo algumas de outros locais para trabalhar especificamente nesta região. Aliás, é um trabalho permanente, contudo, agora, a gente traz alguns reforços de viaturas que se deslocam de outras áreas para cá em dias específicos da semana, mas, tudo de acordo com os índices criminais que chegam ao nosso Observatório de Segurança”, finalizou Santos.

Dorme Bem

Com isso, a Prefeitura deu início à Operação Bairro Mais Seguro, com foco na prevenção primária, no entanto, preparando a região para receber a Operação Dorme Bem, que será iniciada no período da noite, com ações voltadas à prevenção de perturbação do sossego, bem como para inibir a condução de veículos irregulares em via pública.

CELSO M. RODRIGUES

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo