O vereador Américo Scucuglia – PRD apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal de São Caetano com o objetivo de instituir uma política pública de fomento às cervejarias artesanais instaladas no município, ampliando a visibilidade e o fortalecimento do setor no âmbito local.
Contudo, a proposta estabelece que as cervejas artesanais produzidas na cidade passem a integrar eventos realizados ou apoiados, direta ou indiretamente, pela Prefeitura, ainda mais como forma de estimular o consumo de produtos locais e valorizar empreendedores que atuam nesse segmento específico da economia criativa.
Ainda assim, na justificativa do projeto, o parlamentar destacou a relevância econômica, social e cultural das cervejarias artesanais para o município. “Trata-se de um segmento que agrega valor à economia da cidade, incentiva a inovação, promove a identidade local e possui elevado potencial para a geração de emprego e renda”, explicou Scucuglia.
Bem como, o vereador argumentou que a presença dos produtos locais em eventos oficiais pode contribuir para a conscientização do público sobre a qualidade e a origem das bebidas consumidas. Nesse sentido, a iniciativa busca criar um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável do setor.
Do mesmo modo, Scucuglia ressaltou que a proposta vai além da promoção comercial, ao estimular o empreendedorismo e o fortalecimento da cadeia produtiva local. “Dessa forma, fortalecemos a cadeia produtiva local, estimulamos o empreendedorismo e promovemos um desenvolvimento econômico mais sustentável e alinhado com o crescimento ordenado do município”, acrescentou o edil.
Porém, o texto do projeto de lei estabelece critérios objetivos para a caracterização das cervejas artesanais que poderão ser contempladas pela política pública. Em outras palavras, apenas produtos fabricados por empresas sediadas em São Caetano poderão participar das ações previstas.
MARCOS FIDELIS

