HomeSanto AndréSão Bernardo do CampoSão Caetano do SulSaúde

FUABC empossa novo presidente e vice para o biênio 2025-2027

O médico, Dr. Aldemir Humberto Soares assume o cargo máximo da entidade, enquanto Dr. Ricardo Carajeleascow é alçado ao segundo posto mais importante da instituição

A FUABC – Fundação do ABC, uma entidade no formato de OSS – Organização Social de Saúde sem fins lucrativos, concebida em 1967, e com o propósito de gerir equipamentos públicos de Saúde, empossou, na noite desta quarta-feira (28), seu novo presidente e vice para o biênio 2025-2027, o médico radiologista Dr. Aldemir Humberto Soares e o ginecologista e gestor em saúde Dr. Ricardo Carajeleascow, respectivamente.

Presidente e vice-presidente, Dr. Aldemir e Dr. Ricardo assumem os dois mais altos cargos da FUABC para o biênio 2025-2027 – Foto: Reprodução Redes Sociais

Dr. Aldemir e Dr. Ricardo assumem os dois mais altos cargos da FUABC – Reprodução Redes SociaisSendo assim, na cerimônia oficial, além do presidente e vice, que assumiram seus cargos, estiveram presentes os prefeitos Gilvan Ferreira – PSDB, de Santo André, Marcelo Lima – Podemos, de São Bernardo, e Tite Campanella – PL, de São Caetano.

É muito grande

Ao falar como presidente da entidade recém-empossado, Dr. Aldemir dimensionou o tamanho da instituição ao citar a quantidade de colaboradores, porém, afirmou que tudo que for feito carece de uma análise prévia.

A posse da nova presidência ocorreu na noite desta quarta-feira (28) – Foto: Reprodução Redes Sociais

 

“Nós ainda estamos conhecendo, na realidade, a Fundação hoje é muito grande, tem muitas unidades, muitos convênios e a gente precisa estudar todos eles. Além de saber o que estão fazendo 31 mil funcionários hoje, que, por sinal, é bastante. Então, será um esforço que a gente vai fazer para ampliar a atividade da Fundação”, o médico direcionou onde será o início dos trabalhos. 

Participação do Estado

Agora, sobre a presença e atuação do Governo do Estado junto à FUABC, Dr. Aldemir Soares percebe uma grande participação, contudo, avalia que a entidade está preparada para os novos desafios e que tem capacidade de crescimento.

“O Estado tem participado muito, abrindo muitos convênios e contratos de gestão, e eu acho que a Fundação, hoje, está preparada para enfrentar isso e participar ativamente desse momento em que vive a saúde nacional. Aliás, acho que cresceu bastante nos últimos três anos em questão do Estado de São Paulo, mas tem espaço para crescer mais e tem que aproveitar o momento”,  avalia o médico.

Demissões ou não

Para finalizar, Dr. Aldemir Humberto Soares falou sobre as demissões na FUABC, e disse desconhecer qualquer pauta direcionada a esse assunto.

“Eu não analisei o que foi feito até agora de desligamento, mas não tenho nenhum radar de desligamento hoje. No entanto, quando você tem uma série de convênios, por exemplo, se um convênio vence ou rompe, algumas pessoas vão ser desligadas naquele momento, mas em função da atividade que reduziu”, elucida o médico.

Breve histórico

Desse modo, as informações do site da instituição dão conta de que a FUABC foi instituída como fundação sem fins lucrativos pelos três municípios que encabeçam o ABC – Santo André, São Bernardo e São Caetano, sendo assim declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal e estadual e na cidade-sede de Santo André, portanto, por meio do registro CMC nº 132.124-1 (PMSA). 

Além disso, a criação da entidade, em 1967, tinha também por objetivo viabilizar uma faculdade de medicina no ABC, e com o Decreto Federal N.64.062, de 5 de fevereiro de 1969 e o reconhecimento pelo Decreto Federal N.76.850, de 17 de dezembro de 1975, a Faculdade de Medicina do ABC foi autorizada a funcionar, quando da publicação no Diário Oficial da União em 18 de dezembro de 1975.

CELSO M. RODRIGUES

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo