
A Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André deu início ao período de inscrições do processo seletivo para composição do quadro de aprendizes dos Núcleos de Pesquisa 2026. Estão disponíveis 220 vagas para os 11 Núcleos de Pesquisa. As aulas são semanais, presenciais, gratuitas e com duração de um ano.
As inscrições, que devem ser realizadas até 19 de fevereiro, bem como as convocatórias com as informações detalhadas sobre as formações, estão disponíveis no portal CulturAZ, no link https://bit.ly/NUCLEOSELT2026. Após a inscrição, o candidato passará por processo seletivo, no qual os candidatos participarão de uma atividade conduzida pelo educador responsável.
As opções de Núcleos são: Teatro e Rua – O mundo como cena; Núcleo de Iniciação Teatral; Núcleo de Direção; Núcleo de Iniciação Teatral – exclusivo para estudantes do Ensino Médio; Núcleo de Pedagogia Teatral para Infâncias e Adolescências; Núcleo de Dramaturgia; Núcleo de Máscaras; Núcleo Arte e Poder – Teatro na Periferia do Capital e Política Pública para Cultura e Arte; Núcleo Circo e Teatro Físico; Núcleo de Experimentação de Teatro para as Infâncias e Núcleo de Palhaçaria.
Para participar é preciso ter mais de 18 anos, com exceção do Núcleo de Iniciação Teatral, que aceitará inscritos com idade acima dos 16 anos completos, e do Núcleo de Iniciação Teatral Exclusivo para estudantes do Ensino Médio, destinado a alunos regularmente matriculados no Ensino Médio para inscritos com mais de 14 anos.
As atividades da ELT em 2026 ocorrerão no Teatro Conchita de Moraes (Praça Rui Barbosa, 12 – Santa Teresinha) e no equipamento A Casa (Avenida Industrial, 1.740 – Centro).
O início das aulas acontecerá na primeira semana de março de 2026.

