O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi – MDB, vistoriou na segunda-feira (19) as obras do CEU Diadema, um dos projetos mais aguardados pela população e que, segundo a atual gestão, foi herdado em ritmo lento e marcado por falhas estruturais e problemas de administração. Nesse sentido, a visita técnica teve como objetivo acompanhar de perto o andamento dos trabalhos e garantir a retomada definitiva do empreendimento.
Contudo, durante a vistoria, Taka Yamauchi ressaltou que a situação encontrada no início do governo exigiu decisões firmes para destravar a obra. “Vistoriamos as obras do CEU Diadema — projeto que ficou paralisado por um longo período devido a falhas estruturais e má administração do governo anterior. Mas em 2025, nossa gestão deu um basta definitivo a essa situação”, afirmou o prefeito, ao destacar a mudança de postura adotada pela administração municipal.
Ainda assim, o chefe do Executivo municipal apresentou números que evidenciam o avanço acelerado do projeto. “Pegamos a obra com 47% de execução física e hoje já estamos com 84% concluída. Investimos mais de R$ 41 milhões e ela avança em ritmo acelerado”, explicou Taka, reforçando o compromisso da gestão com a entrega de equipamentos públicos de qualidade.
Do mesmo modo, o prefeito enfatizou o reforço no quadro de profissionais atuando no local como fator decisivo para superar os entraves herdados. “São mais de 167 funcionários resolvendo, de fato, todos os entraves encontrados ao longo do caminho, consolidando cada etapa da construção”, pontuou. Todavia, ele também chamou atenção para os desafios técnicos enfrentados ao longo do processo.
Nesse sentido, Taka Yamauchi destacou que questões complexas de engenharia exigiram planejamento rigoroso e execução precisa. “Um dos pontos que exigiu um maior envolvimento da nossa equipe foi a solução de desafios técnicos de engenharia, que demandaram planejamento e execução precisa para assegurar a qualidade e a segurança da estrutura”, disse, ao ressaltar a responsabilidade da gestão com a segurança do equipamento.
Além disso, localizado na Rua Pau do Café, o CEU Diadema contará com 25 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em três prédios interligados. Ou seja, cada bloco será dedicado a um pilar essencial para o desenvolvimento comunitário: Cultura, Educação, Esporte e Lazer, consolidando o espaço como um complexo multifuncional para a cidade.
Por exemplo, entre os equipamentos previstos estão biblioteca, quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas cobertas, teatro, cineteatro e oficinas culturais. Bem como, uma das características inovadoras do projeto é a instalação das quadras esportivas nas coberturas dos prédios de Educação e de Esporte e Lazer, o que otimiza o uso do espaço urbano disponível.
Porém, o impacto do CEU vai além da infraestrutura física. Ainda mais, o equipamento ampliará a oferta de educação pública no município, com 760 novas vagas para a Educação Infantil, atendendo crianças de 0 a 5 anos, além de oferecer Educação de Jovens e Adultos. Juntamente com isso, o espaço será aberto a toda a comunidade, fortalecendo o convívio social.
MARCOS FIDELIS

