CulturaHome

Museu de Diadema valoriza artistas populares e é opção de passeio nas férias

Museu de Arte Popular de Diadema (MAP), primeiro dedicado a esse tipo de arte na região do ABCD, conta com cerca de 800 obras, entre pinturas, esculturas, xilogravuras e outros objetos

Primeiro museu dedicado à arte popular na região do ABCD, o Museu de Arte Popular de Diadema (MAP) é ótima opção de passeio nas férias escolares para quem quer conhecer centenas de obras de importantes artistas brasileiros, entre pinturas, esculturas, xilogravuras e outros objetos. Localizado na Rua Graciosa, 300, no Centro, o espaço está aberto para visitas gratuitas das 9h às 18h.

Diversificado, o acervo do MAP, com cerca de 800 obras, é representativo da chamada Arte Popular, com ênfase na Arte Naïf, que é a produzida por artistas sem formação acadêmica formal. Esse tipo de obra se caracteriza por grande expressividade, cores vibrantes e a escolha de temas do cotidiano.

Alguns dos artistas presentes no museu são Aécio de Andrade, Cícero Lourenço, João Cândido da Silva, Lourdes de Deus, Odonagué e Waldomiro de Deus. Também há obras de artistas locais, como Jerônimo Soares, Zé Pretinho e Geni Santos.

Além da exposição permanente e de temporárias, o MAP organiza visitas monitoradas, guiadas por agentes culturais, nas quais os grupos podem aprofundar a compreensão das obras e de seus contextos artísticos. O museu também exerce um papel educativo, recebendo a visita de escolas e de grupos de professores.

História

Inaugurado em outubro de 2007, o MAP tem o compromisso de divulgar e valorizar a cultura, a arte e o artista popular do Brasil ao mesmo tempo que cria laços afetivos com a comunidade.

Mais informações sobre as visitas monitoradas ou acervo pelo telefone 4071-4243.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo