
O romance ‘A pediatra’, da escritora brasileira Andréa del Fuego, vai abrir os encontros de 2026 do Leia Mulheres Diadema, iniciativa apoiada pela Secretaria de Cultura que funciona como um clube do livro com temática feminina. Os debates acontecem sempre no terceiro sábado de cada mês e esse primeiro do ano será dia 24/1, no Centro de Memória de Diadema – Avenida Alda, 255, no Centro.
Em seu livro, Andréa del Fuego apresenta, com humor mordaz, a história de uma personagem muito peculiar: Cecília, uma pediatra que não gosta de crianças e que se vê aos poucos perdendo lugar para um pediatra humanista. Ela fará, então, um mergulho investigativo na vida das mulheres que seguem o caminho do parto natural e da medicina alternativa. Em paralelo, a personagem vive uma relação com um homem casado, de cujo filho ela acompanhou o nascimento como neonatologista. E é esse menino que irá despertar sentimentos nunca antes experimentados pela pediatra.
Escritora e mestra em filosofia, del Fuego já publicou, além de ‘A pediatra’, os romances ‘As miniaturas’, ‘Os Malaquias’ (vencedor do Prêmio José Saramago em 2011) e diversos livros de contos e obras juvenis e infantis.
O Leia Mulheres é um movimento de incentivo à criação de clubes de leitura iniciado no Brasil em 2015. O objetivo é promover e discutir a literatura escrita por mulheres, dando visibilidade à produção feminina, muitas vezes sub-representada.
Em Diadema, os debates sobre as obras são mediados por uma bibliotecária e uma psicóloga da Prefeitura. Confira abaixo a lista de obras selecionadas para serem abordadas em 2026, assim como os dias dos encontros ao longo do ano.
No ano passado, algumas das obras debatidas foram ‘A amiga genial’, de Elena Ferranti; ‘A Guerra não tem Rosto de Mulher’, de Svetlana Aleksiévitch; ‘A Moça Tecelã’, de Marina Colassanti; e ‘A Cor Púrpura’, de Alice Walker.
Clube de Leitura Leia Mulheres Diadema – 2026
Livros selecionados para cada encontro
* JANEIRO: 24/01 – 10h – Livro: A Pediatra, de Andréa Del Fuego
* FEVEREIRO: 21/02 – 10h – Livro: As avós, de Doris Lessing
* MARÇO: 21/03 – 10h – Livro: A vergonha, de Annie Ernaux
* ABRIL: 18/04 – 10h – Livro: O livro branco, de Han Kang
* MAIO: 23/05- 10h – Livro: Caminho para o grito: poemas, de Jarrid Arraes
* JUNHO: 20/06 – 10h – Livro: Pessoas normais, de Sally Rooney
* JULHO: 18/07 – 10h – Livro: Amada, de Toni Morrison
* AGOSTO: 15/08 – 10h – Livro: Oração para desaparecer, de Socorro Acioli
* SETEMBRO: 19/09 – 10h – Livro: Você me espera para morrer?, de Maria Fernanda Elias Maglio
* OUTUBRO: 17/10 – 10h – Livro: Mesmo Rio, de Elisama Santos
* NOVEMBRO: 28/11 – 10h – Livro: Solitária, de Eliana Alves Cruz
* DEZEMBRO: 5/12 – Livro: 10h – Prólogo e Primeira Parte do Livro: Frida Kahlo e as cores da vida: uma história de arte, amores e revoluções, por Caroline Bernard
Local dos encontros: Centro de Memória de Diadema – Avenida Alda, n.255, Centro/Diadema
Datas e horário: terceiro sábado de cada mês, às 10h

