Zana Lima faz balanço de 2025 do Fundo Social e projeta 2026 com mais solidariedade ainda
Em 2025, o FSS - Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo arrecadou mais de 21 mil chocolates, mais de 86 mil peças de vestuário, mais de três mil livros e mais de 80 mil toneladas de mantimentos
O ano de 2026 já teve início, mas para saber qual caminho percorrer é preciso conhecer o que já foi feito em 2025, ou para dar continuidade, ou para começar novos projetos e, assim tem sido o foco do FSS – Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo, comandado pela presidente a entidade e primeira-dama da cidade, Zana Lima e, com isso, ao término de mais um ciclo anual há poucos dias, o REPÓRTER recebeu o balanço das ações concretizadas pelo braço solidário da Prefeitura.

Embora seja o responsável por direcionar os esforços e as doações, o FSS da cidade ampliou sua atuação junto à iniciativa privada, priorizando o fortalecimento de parcerias com empresas, instituições do município e do Estado, com o foco no alcance maior das ações que beneficiam famílias em maior vulnerabilidade.
E, conforme anunciado no início do conteúdo, a primeira-dama já projeta 2026 com ampliação do trabalho realizado, com o aperfeiçoamento de programas do Fundo e novas parcerias.
Fala, primeira-dama!
“Nosso principal objetivo é ser instrumento para estimular a solidariedade da população de São Bernardo e poder levar cuidado e apoio a quem mais precisa. Tivemos em 2025 grande adesão nas campanhas que ajudaram milhares de famílias de todas as regiões da cidade. Neste ano não será diferente. Estamos ampliando o diálogo com empresas, com instituições, buscando novas parcerias, para continuar com nossa missão. A solidariedade é capaz de transformar vidas e abrir novos caminhos”, Zana Lima.
Números
É, fazer o bem faz bem, e a prova disso está nos números de 2025 do FSS de São Bernardo, com a realização de campanhas para arrecadar doações, como a Páscoa do Bem, que, aliás, arrecadou mais de 21 mil chocolates, além da Campanha de Inverno, responsável por amealhar mais de 86 mil peças de vestuário, e o Dia das Crianças com arrecadação de mais de três mil livros.
Entretanto, esse foram, apenas, três dos eventos voltados à arrecadação de donativos, mas, o município viu a população abrir o coração e invadir o campo da solidariedade, quando o Fundo Social, em conjunto com a Prefeitura e instituições da cidade, promoveram eventos com com entrada solidária, e que reforçaram a arrecadação de alimentos destinados, por meio do Fundo Social, a famílias de São Bernardo.
Dessa maneira, as ações pontuais e sazonais foram o Arraiá no Paço, o Natal Iluminado e a Virada Cultural, além das corridas de rua, que incrementaram o volume de donativos.
Com isso, em 2025, o Fundo Social de Solidariedade arrecadou mais de 80 mil toneladas de mantimentos, tudo direcionado ao Banco de Alimentos do município, responsável por realizar a distribuição a entidades sociais e famílias da cidade.
CELSO M. RODRIGUES

