
Em agenda com estudantes do Programa Faculdade Municipal São Bernardo e de adolescentes que foram para a Irlanda em 2025 participar de intercâmbio por meio do Programa Conecta, a gestão do prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, realizou, nesta segunda-feira (19/1), o lançamento oficial do Programa Educa Mais Saúde. A iniciativa oferece 54 bolsas totalmente gratuitas de cursos de graduação e técnico na área da saúde, sendo três bolsas integrais de Medicina.
Em clima de emoção, o prefeito Marcelo Lima lembrou que enquanto estava construindo o Plano de Governo, ouviu de diversas pessoas o desejo de cursar uma faculdade. “Tivemos ousadia e prometi criar a Faculdade Municipal. Hoje já são 400 estudantes, em quatro cursos que têm a ver com a nossa realidade hoje: Gestão Pública, Gestão Financeira, Gestão Ambiental e Marketing Digital. A Faculdade de Direito também ofereceu 115 bolsas integrais. E, agora, o Educa Mais Saúde, porque aqui em São Bernardo todo mundo pode sonhar, ter oportunidades”, afirmou.
O chefe do Executivo municipal destacou que toda vez que passa em frente ao prédio onde são realizadas as aulas presenciais do Programa Faculdade Municipal São Bernardo, pensa que aquele edifício é o símbolo das pessoas que sonham. “Por muito tempo aquele lugar ficou abandonado. Mas nós reformamos, ampliamos e, hoje, é esse símbolo de quem não desiste de sonhar, de quem vai atrás dos seus objetivos. Acredito que Educação é uma ferramenta poderosa para transformar vidas”, completou o prefeito Marcelo Lima. “A oportunidade chegou.”
O evento foi realizado no auditório do Hospital de Clínicas Municipal e registrou as presenças, além do prefeito, da vice Jessica Cormick, do secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, do secretário executivo de Programas Governamentais, Hiroyuki Minami, do titular de Educação, Julio César da Costa e do diretor da Secretaria de Gabinete, Gustavo Salustiano, entre outras autoridades, como vereadores, diretores e funcionários da rede municipal de saúde.
Dr. Jean pontuou que o ‘Educa Mais Saúde’ vai preparar pessoas que já terão a possibilidade de serem inseridas na rede municipal de saúde. “E usando uma frase do prefeito Marcelo Lima, a saúde se fortalece com bons profissionais. E, à medida que nós damos a oportunidade e abrimos a porta para ajudar essas pessoas, nós estamos fortalecendo também o SUS (Sistema Único de Saúde), de forma absolutamente democrática, humana e real”, declarou.
PROCESSO SELETIVO – Além das três bolsas para o curso de Medicina, estão sendo ofertadas cinco bolsas de Enfermagem; cinco de Gestão Hospitalar; cinco de Biomedicina; cinco de Terapia Ocupacional; cinco de Psicologia; 11 de Técnico de Enfermagem e 15 de tecnólogo de Gestão da Saúde Pública (EAD). Todas as informações sobre as vagas, o processo seletivo, os critérios e os prazos estão disponíveis no site da Prefeitura de São Bernardo, no link https://www.saobernardo.sp.gov.br/pt/web/sbc/imprensa-oficial. Já as inscrições podem ser feitas também pela internet, no link: https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/, clicando no botão Programa Educa Mais Saúde.
As inscrições para o curso de Medicina vão até 25 de janeiro e será utilizada a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2025. Para os demais cursos de graduação, as inscrições vão até 2 de fevereiro e haverá um vestibular no dia 8 de fevereiro. Para o curso técnico, as inscrições também são até 2 de fevereiro, mas a seleção se dará por meio da análise socioeconômica, que também será feita para os demais cursos, conforme previsto em edital. Como contrapartida, todos os estudantes beneficiários do programa vão doar 100 horas de trabalho para a rede de saúde do município.
PÓS-GRADUAÇÃO – Será lançado nos próximos dias um novo edital do Programa Educa Mais Saúde, desta vez ofertando bolsas de pós-graduação para trabalhadores da rede de saúde de São Bernardo. Serão 46 bolsas para MBA em Gestão Pública em Saúde EAD, pela FMABC (Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC); duas bolsas para Especialização de Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica presencial; uma bolsa para Especialização de Enfermagem em Urgência e Emergência presencial; uma bolsa para Especialização de Marketing e Gestão de Negócios para Ópticas EAD e uma bolsa para Especialização de Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos EAD, todas na Unicid (Universidade Cidade de São Paulo).

