Quem conhece os modelos mais atuais de veículos, embarcados de tecnologia, sofistiação e das mais contemporâneas tendências do mercado futurista, talvez não tenha conhecimento das versões que deram origem a belezuras que o setor automotivo dispõe ao mercado automobilístico, e é esse o propósito do Direção Retrô, programa voltado ao antigomobilismo, comandado por seu idealizador e apresentador, Jair Bueno, apaixonado e um garimpeiro de histórias sobre as relíquias em quatro rodas que circulam por aí.
Em uma conversa descontraída com o REPÓRTER, Bueno falou das peculiaridades de apresentar um projeto que continua a atrair novos simpatizantes e amantes de carros antigos e falou de sua origem, ao nascer no berço automobilístico do Brasil, o ABC.
Origem
“O programa nasceu com o evento que ocorria na Fundação Santo André, de carros antigos, mas acabei voltando para as minhas raízes, que é aqui no Circuito das Águas, estou na cidade de Socorro. Entretanto, o programa continuou, eu não parei e com isso o programa já tem 12 anos, imagina o tanto de matéria que já gravei”, celebra Bueno.
Entretanto, como tudo na vida precisa evoluir e trazer as novidades que surgem, Jair fez com o que o Direção Retrô ingressasse no universo das novidades automotivas.
“Improvisei meu estúdio aqui, faço cobertura dos eventos aqui da região e tenho alguns colaboradores em São Paulo. Portanto, do jeito que nasceu, continua, contudo, a única coisa que agreguei ao programa é um quadro onde mostro um carro atual, um lançamento, uma novidade no mercado automotivo”, explica o apaixonado por autos antigos, que agradece a uma das parcerias com o jornalista Ernesto Zanon.
O primeiro Direção Retrô foi ao ar em 13 de novembro de 2013, e prestes a completar 13 anos, Jair Bueno fala da relevância de apresentar as antiguidades para as novas gerações e entender que a evolução só foi possível devido aos avanços tecnológicos e dos primeiros modelos rudimentares, conforme explica o apresentador.
Boas surpresas
“Imagina o tanto de garagem que visitei de colecionadores. No passado, alguns carros tinham limpador de parabrisa movidos ao próprio vácuo do motor. Então, acho que falta muito conhecimento para os jovens, que estão ligados mais aos carros de 2.000 para cá, entretanto, às vezes, nesse universo, descobrimos algumas pérolas, como a menina de Mogi das Cruzes, que o pai é colecionador, e ela, de 16 anos, se enveredou para o antigomobilismo, e com isso, está estudando mecânica, mas ela disse que é a mecânica raiz”, comenta ele, entre risadas.
No entanto, Jair afirmou que alguns dos frequentadores dos eventos de carros antigos, visitam as exposições para lembrar de modelos que seus pais ou avós já tiveram e que assim conseguem revisitar a memória afetiva por meio de lembranças que estão vivas em motores possantes e modelos raros.
Veiculação
O Direção Retrô vai ao ar em doze canais e você pode conferir as principais veiculações no: Brasil TV: canais Vivo 239; Claro 03; Oi 28; Sky 28; para todo o Brasil aos domingos, às 16:30. Na Rede Gospel / Brasil TV, no canal 53.2, aos domingos às 16:30, este apenas para São Paulo. Na TV Guarulhos, nos canais O3 Claro digital; Vivo 508 HD; Sky 28; aos domingos, às 14hs. E na TV C Gazeta, canal 21, retransmissora da Gazeta São Paulo na região de Araçatuba, às terças-feiras, às 20h30.
Mais informações:
Instagram Direção Retrô, Facebook.com/direçãoretro, Whatsapp: 11-959835158 – apenas mensagens, para Jair Bueno.
CELSO M. RODRIGUES






