O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte emitiu um alerta importante aos Microempreendedores Individuais em todo o país diante do aumento de golpes virtuais envolvendo falsas notificações de cancelamento de CNPJ. As fraudes, que circulam principalmente por SMS e WhatsApp, simulam cobranças do Documento de Arrecadação do Simples Nacional e utilizam estratégias cada vez mais sofisticadas para enganar as vítimas.
Ainda assim, segundo o diretor de Microempreendedor Individual, Autônomos e Cooperativismo do ministério, Marcelo Strama, as mensagens fraudulentas têm utilizado dados reais dos empreendedores, além da logomarca do Gov.br e links que prometem uma suposta “regularização urgente”. O objetivo, contudo, é induzir o MEI a clicar em páginas falsas e fornecer informações pessoais ou efetuar pagamentos indevidos.
Apesar disso, Strama reforçou que o cancelamento do CNPJ de MEI não ocorre dessa forma e que qualquer comunicação oficial do governo deve ser consultada exclusivamente nos canais institucionais. “As mensagens usam dados reais, logomarca do Gov.br e links de ‘regularização urgente’ para enganar”, alertou.
Do mesmo modo, o diretor orientou os microempreendedores a redobrarem a atenção diante de mensagens alarmistas ou com prazos curtos. “Não clique em links suspeitos e sempre verifique informações apenas pelos canais oficiais do Governo. Proteger quem empreende também é uma prioridade”, destacou Marcelo Strama, que já foi presidente da JUCESP e secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de São Paulo.
MARCOS FIDELIS

