HomeTurismo

NOTAS DO TURISMO PAULISTA

Jarbas Favoretto

MUSEU DO IPIRANGA

No belíssimo Parque da Independência, um patrimônio histórico cultural do Brasil, ergue-se todo imponente e majestoso o nosso Museu do Ipiranga, ao lado do córrego Ipiranga.

Mesmo para aqueles que lá estiverem alguma vez, a nova visita é necessária após a excelente restauração feita em todo o prédio.

Por mais que alguns tentem mudar, lhe dando outro nome, o nosso Museu do Ipiranga pertence ao governo do Estado de São Paulo e é tomado conta por uma de suas autarquias, a USP.

É o museu público mais antigo da capital paulistana, um dos atrativos da cidade mais visitados, foi inaugurado em 7 de setembro de 1895, e está situado numa colina, no mesmo local onde Dom Pedro I proclamou a nossa independência em 7de setembro de 1922.

Além de exposições, as atividades do Museu do Ipiranga se estendem por meio de programas educativos, como cursos e pesquisas científicas que fazem uso dos recursos humanos e do acervo permanente da instituição.

 

 

A RENOVAÇÃO

 

Na foto:  Recepção do ‘novo’ Museu do Ipiranga, São Paulo, SP.

O Museu do Ipiranga foi ampliado em cerca de 8.000 m2, com nova entrada, em ligação direta com o Parque da Independência, ao nível das fontes existentes.

Dali, um túnel nos leva até escadas rolantes pelas quais se chega no ‘hall’ do edifício, e onde se tem área de acolhimento, loja, auditório, e sala para exposições eventuais.

Também elevadores foram agora instalados, sem comprometer a arquitetura original do prédio.

Após 9 anos ter ficado fechado, o Museu do Ipiranga foi reaberto em 7 de setembro de 2022.

Visite mais essa ótima atração da capital de São Paulo.

 

 

DESCUBRA SÃO PAULO

Na foto:  Rui Alves, o bom Secretário de Turismo da maior cidade do hemisfério sul

A Secretaria de Turismo da cidade de São Paulo comandada pelo competente Secretário Municipal Rui Alves, entre outras ações, lançou um programa para você descobrir a turística Capital do Estado.

E o programa comtemplou: “Descubra o Centro Histórico”, “Descubra a Avenida Paulista”; “Descubra o Ibirapuera”; “Descubra o Ipiranga”, Descubra a Vila Madalena”; e, “Descubra o Polo de Ecoturismo de São Paulo”.

Muita gente pode dizer “- Ah, isso eu já conheço”.

Mas conhecer ouvindo dizer ou passando por ali, não quer dizer que conhece mesmo.

Quantas pessoas vivem pelo centro e não conhecem os seus trinta atrativos turísticos existentes somente no seu Centro Histórico!

Procure conhecer os bons serviços do programa “Vai de Roteiro”, passeios guiados por principais pontos da cidade.

 

 

ESTÁ CHEGANDO O 2026

Na foto:  AM ITUR na luta com a Fremitur de João Caramez em 2013, na foto com Célia Leão e Jarbas Favoretto.

 

Aproxima-se a virada de ano, época em que se renovam as esperanças, bem como os votos e desejos de futuro sempre melhor.

No Turismo do Estado de São Paulo, as esperanças são muitas.

A começar pelo respeito à Lei 1261/2015, levada a efeito com muita luta e a muito custo, hoje nos dando a impressão de sua má aplicação por interesses de políticos, desvirtuando o princípio de uma Lei que fez surgir perto de duas centenas de cidades com potencial turístico inexplorado.

A citada Lei sacudiu cidades acomodadas em “berço esplêndido”, apenas esperando “cair do céu” verbas não merecidas, saindo do dinheiro do povo.

Esperamos para 2026 um ano do Turismo, respeitando-se a parte técnica e nenhum ato que use o Turismo como desculpa para ser aplicado em política ou por política.

           

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo