Conhecedor dos problemas mentais e emocionais que acometem a sociedade nos dias atuais, o vereador de São Bernardo, Jorge Araújo – União Brasil mergulhou de vez na causa e é um dos incentivadores da Caminhada Janeiro Branco, também conhecida como Caminhada da Saúde Mental e Emocional, que este ano acontece no dia 17 de janeiro, sábado, às 14h30, com concentração na Praça da Matriz, no Centro da cidade.
Assim sendo, a jornada do novo ano começou e com ela alguns desafios, e que Jorge dá até uma mãozinha para te direcionar por um caminho mais saudável e producente.
“Janeiro é um start, uma folha em branco, então o que fiz em 2025, o que preciso fazer agora em 2026 para ser uma pessoa melhor? Ou seja, tenho uma folha em branco para ter um ano todinho de produtividade, mas também de olhar para mim como ser humano, mas o principal motivo é esse cuidado com a saúde mental e emocional”, convida o edil.

Tabu e estigma
Além do apelo esportivo, a Caminhada do Janeiro Branco traz consigo a busca pela quebra de tabu e o fim de estigmas que alienam a sociedade e a impedem de buscar ajuda profissional.
“A importância, acima de tudo, é para cuidar da saúde mental e emocional, mas também tratar as questões de preconceitos, porque tem pessoas que ainda falam que psicólogo e psiquiatra são médicos de louco, e o Janeiro Branco vem justamente para conscientizar as pessoas da importância de cuidar da saúde mental”, esclarece Jorge.
De acordo com o unionista, o município coloca à disposição da população psicólogos nas UBSs – Unidades Básicas de Saúde e que fazem o encaminhamento, se necessário, para uso de medicação, além de tratamentos terapêuticos e roda de conversa nas UBSs.
O caminho
No entanto, se o caso for mais grave, Jorge deu o caminho para quem precisa de um atendimento de urgência.
“Além das UBSs, temos o atendimento de urgência e emergência 24 horas, em que um psiquiatra está à disposição no Hospital de Urgência para atender pessoas que estão em surto, que precisam de algo muito rápido na questão da saúde mental, fora os encaminhamentos pelas UBSs, mas claro que precisa melhorar”, reconhece ele.
Dessa maneira, para que todos sejam alcançados, Jorge disponibiliza seu gabinete que, há cinco anos, faz esse trabalho, promovendo lives, palestras, rodas de conversa, além dos ofícios enviados à Prefeitura para que possa trabalhar em conjunto.
Se em 2025, o número de participantes foi de 200, para 2026, Jorge espera que esse número cresça em, ao menos, 50%, chegando a 300 pessoas caminhando.
CELSO M. RODRIGUES

