Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
CidadesHome

Prefeitura de São Bernardo reforça proibição de fogos de artifício com estampido 

Em ação inclusiva, Lei Municipal veda soltura dos artefatos com ruído na cidade, em áreas públicas e privadas; medida garante bem-estar de pessoas com TEA, hospitalizadas, idosos e animais

Com a aproximação do Réveillon, a Prefeitura de São Bernardo reforça em seus canais oficiais regras e orientações sobre a Lei municipal nº 7.427/25 que proíbe, de forma permanente ao longo do ano, a queima de fogos de artifício com estampido na cidade. A soltura dos artefatos sonoros é vedada tanto áreas públicas como privadas, por legislação instituída em 2025. A medida garante o bem-estar de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), hospitalizadas, idosos e animais. Fogos de artifício sem estampido podem ser utilizados.
Fotos: Divulgação
“O uso de fogos silenciosos é um ato de inclusão e empatia, uma vez que muitas pessoas apresentam hipersensibilidade auditiva e dificuldade para lidar com situações inesperadas ou que rompem sua rotina. Esses estímulos intensos podem provocar sobrecarga sensorial, crises de choro, aumento da ansiedade e irritabilidade. Cumprir a lei que determina o uso de fogos de artifício sem estampido é uma forma de promover inclusão, garantir o bem-estar coletivo e assegurar que momentos de celebração não se transformem em situações de sofrimento para parte da população”, explicou Renata da Silva Pinto, coordenadora do TEAcolhe – Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista da Prefeitura de São Bernardo.
A Lei municipal que proíbe queima e soltura de fogos de artifício com estampido em São Bernardo prevê multa de R$ 4.300 para pessoas físicas e R$ 11.600 para pessoas jurídicas. Em caso de reincidência dentro de 60 dias, o valor da penalidade é dobrado. A norma é fiscalizada pela GCM (Guarda Civil Municipal) e por agentes do Código de Posturas da Prefeitura.
“Em momentos de celebração, existe uma tradição, a cultura, de soltar fogos. A alegria nas festas está garantida desde que cumpra normas que permitam que todos possam curtir e festejar com os amigos e com a família em segurança. Por isso, pensando no bem-estar das pessoas com TEA, ou alguma outra condição de sensibilidade auditiva, e também nos pets, precisamos respeitar a lei que proíbe os fogos com estampido. Vamos receber 2026 de braços abertos, com cidadania, respeito e amor ao próximo”, destacou o prefeito Marcelo Lima.
SEM ESTAMPIDO – Seguindo o que estabelece a legislação municipal de São Bernardo, a queima e soltura de fogos de artifício sem estampido são permitidas na cidade. Este tipo de artefato utiliza menos pólvora, produzindo baixo ruído, com destaque para o espetáculo visual de luzes e cores que forma no céu – uma alternativa para reduzir o impacto da queima dos fogos de artifício tradicionais – e, hoje, proibidos na cidade.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo