Tarcísio explica porque linha 20 do metrô deve sair do ABC sentido Capital
Em sua fala, o governador explicou o motivo de utilizar o ABC como ponto de partida sentido Capital, ao invés de fazer o percurso contrário
Em mais uma agenda no ABC, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas – Republicanos esteve, no último dia 21, em São Bernardo, quando o número um do Palácio dos Bandeirantes fez a entrega de unidades habitacionais na Vila Esperança e inaugurou a Ponte Estaiada, e comentou sobre a tão esperado metrô na região, a linha 20.
Ao discorrer sobre o tema, o governador refutou problemas e citou a antiga planta da montadora Ford em São Bernardo.
“Linha 20, sinceramente, não vejo grandes problemas, porque a gente está usando 24% da área da fábrica da Ford, isso não atrapalha, aliás, a engenharia tem solução e tem saída para tudo e investimento da Prologis. Agora, a gente tem que priorizar alguma coisa, qual é a minha prioridade?”, explanou Tarcísio sobre como está sendo conduzida a implantação do modal na região.
Prioridade
Sendo assim, o republicano explicou que o ABC é prioridade até em virtude de ter espaço para implantação do pátio do modal de alta demanda.
“O metrô do ABC é uma prioridade, começar a obra pelo ABC é uma prioridade, porque do contrário, eu teria que começar a obra por Santa Marina, porque eu só posso começar a obra onde vou ter condição de fazer o pátio. Se eu não faço essa declaração de utilidade pública e não uso a área da fábrica da Ford, isso me obriga a começar a obra do Centro de São Paulo para o ABC, isso significa que o metrô levaria mais tempo para chegar ao ABC”, elucidou Tarcísio o motivo da utilização da antiga planta da montadora em São BErnardo.
Parte do ABC
Ainda durante a explanação, o governador explicou que não deseja que a obra tenha início em São Paulo, pois contrária a ideia principal: que é o metrô saindo do ABC.
“Isso é uma coisa que a gente não quer, porque a gente quer que o metrô saía do ABC em direção ao Centro, porque já faz a interligação do ABC com a nossa rede de metrô. Então ao invés de começar de Santa Marina para o ABC, quero começar do ABC para Santa Marina, sendo assim, a única forma de fazer isso e, hoje, a única área viável que tínhamos, é a fábrica da Ford. Portanto, essas são as opções que nós temos que fazer, as escolhas que o gestor tem que fazer, essa foi a escolha que nós fizemos e dá para harmonizar o investimento da Prologis e a engenharia fornece solução, não tenho dúvida disso”, garantiu ele.
Antes de finalizar, porém, Tarcísio falou em boa vontade.
“É uma questão, também, de um pouco de boa vontade, botar a engenharia para trabalhar, vai trabalhar e arrumar a solução, e entra o investimento da Prologis e o metrô começando pelo ABC”, concluiu ele.
CELSO M. RODRIGUES


