CidadesHome

Centro de Emergências Climáticas de SBC compõe Mapeamento de Iniciativas Climáticas Urbanas do Brasil

Criado neste ano pela gestão do prefeito Marcelo Lima, a unidade municipal foi um dos escolhidos entre as mais de 400 inscrições de todo o País

O Centro Municipal de Emergências Climáticas (CMEC), coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal e Defesa Civil de São Bernardo, foi selecionado para integrar o Mapeamento de Iniciativas Climáticas Urbanas no Brasil. O projeto é conduzido pelo Ministério das Cidades, com apoio da Cooperação Brasil-Alemanha (GIZ), ONU-Habitat e Urban Climate Change Research Network – Latin America.
Fotos: Dilvulgação/PMSBC Emergências Climáticas (3)
O mapeamento, que recebeu mais de 400 inscrições voluntárias de todo o País, avaliou iniciativas por seu compromisso com adaptação, mitigação e sustentabilidade, considerando critérios técnicos rigorosos, como robustez metodológica, capacidade de transformação territorial, integração setorial e promoção de justiça climática. As ações habilitadas agora compõem o Painel de Iniciativas Climáticas, disponibilizado em seis idiomas no portal Agenda de Sustentabilidade do Ministério das Cidades, o que reforça a visibilidade internacional das ações urbanas brasileiras.
Fotos: Dilvulgação/PMSBC Emergências Climáticas (3)
“A inclusão do CMEC confirma o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido pelo município na construção de uma governança climática estruturada, baseada em dados, protocolos preventivos, participação social e articulação intersetorial”, disse Flávia Massimetti, diretora do Departamento de Gestão Ambiental de São Bernardo.
REFERÊNCIA – A iniciativa do Ministério das Cidades reúne metodologias de monitoramento climático, gestão de riscos, resposta a eventos extremos e fortalecimento da capacidade adaptativa do território, destacando São Bernardo como referência emergente na agenda de resiliência urbana no País.
Além do painel interativo, o Ministério das Cidades disponibilizou o Catálogo de Iniciativas Climáticas Urbanas, que apresenta sínteses, fichas técnicas e o método de classificação baseado no IPCC AR6, detalhando as definições de mitigação, adaptação e sustentabilidade adotadas na avaliação. O mapeamento foi oficialmente apresentado em três sessões da COP 30, realizada em novembro em Belém (PA), incluindo a programação das zonas Verdes (aberta ao público) e da Azul (para delegações credenciadas), fortalecendo sua relevância na agenda internacional.
VANGUARDA – “A seleção do CMEC para o Painel de Iniciativas Climáticas do Governo Federal demonstra que São Bernardo, na gestão do prefeito Marcelo Lima, se posiciona em um local de vanguarda no enfrentamento às mudanças climáticas. Para problemas complexos como aqueles apresentados pelo cenário de crise climática, nossas respostas enquanto formuladores de políticas públicas devem estar à altura, buscando inovação e resultados”, destacou Ronaldo Perrucci, secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal.
Criado em janeiro deste ano, como umas das primeiras ações do prefeito Marcelo Lima em defesa do meio ambiente, o CMEC tem como objetivo funcionar como um mecanismo institucional de monitoramento, alerta e ações rápidas mediante emergências causadas por eventos climáticos extremos no município.
As ações e políticas públicas serão discutidas no âmbito de um comitê intersecretarial, que, além de Meio Ambiente, conta com as pastas da Habitação, Obras, Serviços Urbanos, Transportes, Governo, Cidadania, Segurança e Saúde.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo