Com cerca de 45% das obras concluídas, os canteiros do novo modal BRT-ABC receberá novos trabalhadores, isso porque estão abertas vagas para contratação para seis tipos de funções e, com isso, o total de homens na construção do corredor e em toda a infraestrutura do novo transporte coletivo passará dos atuais 820 para 1.000 profissionais atuando simultaneamente.

Contratação
Vale ressaltar que os novos contratados serão alocados nos trechos que mais precisam de cada tipo de especialidade, dessa maneira, o longo trajeto de 17,3 quilômetros conta, atualmente, com 820 trabalhadores em 22 frentes de trabalho, porém, se você está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho ou de uma oportunidade para ingressar em 2026 já trabalhando, essa é a chance.
Sendo assim, o BRT-ABC reforçará suas frentes de trabalho com vagas abertas para profissionais como armador de ferragens, carpinteiro, pedreiro, ajudante de obras, encarregado de obras e motorista de veículos diversos.
Além das obras do corredor, os trabalhadores seguem avançando com os pontos de paradas, com isso, as nove primeiras estruturas, das 16 projetadas, têm previsão de conclusão em meados de janeiro de 2026.
Quase prontas
Com isso, as paradas Aldino Pinotti, em São Bernardo, e Vila Império, em São Paulo, já estão recebendo a estrutura de vidro e, até agora, somente a parada Metrópole estava com toda a estrutura finalizada.
No entanto, também, estão em reta final da estrutura as paradas Senador Vergueiro, Winston Churchill, Afonsina, Rudge Ramos e Mauá, e no último dia 17, teve início a execução da estrutura da parada Fundações.
Estrutura
Ao final, todas as paradas contarão com plataformas elevadas, ar-condicionado, wi-fi e informações em tempo real sobre as linhas, além de integração física com outros modais, e pagamento antecipado fora do ônibus da área de embarque.
Sendo assim, o BRT-ABC terá 16 estações e três terminais, em uma extensão de 17,3 km entre o Centro de São Bernardo do Campo e o Terminal Sacomã, na Capital Paulista, com investimento de R$ 919.963.864,12.
Completo
Já a Next Mobilidade, concessionária responsável pela construção e operação do BRT-ABC, entregará um pacote completo para o início das operações do novo modal, que tem previsão para outubro de 2026 e, contará com 92 veículos serão articulados elétricos, todos, aliás, 100% elétricos, porém, alguns movidos a bateria e outros com fiação, mas todos novos, e com 21,5 metros de comprimento e distribuídos da seguinte forma:
Viagens de e-Trol realizadas por 12 ônibus no Expresso, com duração de 40 minutos – do Terminal São Bernardo ao Sacomã; outros 34 no sistema Semiexpresso com viagens de 43 minutos, cinco paradas nos pontos e nos terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã; e, por fim, 30 no sistema Parador, que fará o trajeto em 52 minutos parando em todos os 16 pontos, e atenderá cerca de 200 mil passageiros.
Currículo
Os interessados podem enviar o currículo por e-mail para vagas@superpavserv.com.br ou pelo whatsapp no número 11 93324-3817.
CELSO M. RODRIGUES


