Querida leitora e estimado leitor, peço sua licença para homenagear a santa padroeira dos olhos, Santa Luzia. Luzia teve seus olhos arrancados e em seguida foi decapitada por ordem do imperador romano Deocleciano no dia 13 de dezembro de 304. Hoje celebramos 1721 anos de sua páscoa, por crer e professar publicamente seu amor a Jesus Cristo. Amanhã iniciamos a terceira semana do Advento que nos prepara para o Natal de Jesus.
Importante destacar o início da festa do Hannukah para o povo Judeu. Essa festa, também conhecida como festa das luzes, recorda a dedicação do Templo de Jerusalém e tem a duração de oito dias, encerrando-se no próximo dia 22 de dezembro. Na liturgia ocidental cristã católica, amanhã celebra-se o domingo da alegria, motivo pelo qual recomenda-se paramentos na cor rósea.
Os textos bíblicos recomendados para reflexão são os seguintes: Isaías 35,1-6.10; Salmo 145(146): Vinde, Senhor, para salvar o vosso povo; Tiago 5,7-10 e Mateus 11,2-11. São textos que nos convidam a permanecermos firmes em nossas posições, de modo especial em matéria de fé, como testemunhou a mártir Luzia em seu tempo. Compartilho a perícope extraída da carta de Tiago para nossa leitura e reflexão: “Irmãos, ficai firmes até a vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera. Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor.” Estamos mais próximos das festividades natalinas.
Importante nesse tempo aproximarmo-nos do sacramento da Confissão, atualmente denominado pela Igreja como Sacramento da Reconciliação. Para bem participarmos é necessário fazermos um Exame de Consciência, arrependermo-nos de nossas ingratidões para com o Pai Altíssimo e buscarmos a graça da absolvição sacramental.
Esta recomendação é para os cristãos católicos. Bom fim de semana!
Piedade Coelho

