Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
CulturaHome

Negras Melodias Show chega ao fim em dezembro no Teatro de Contêiner

rojeto promove shows e entrevistas intimistas com artistas pretos e pretas que atuam no cenário musical de São Paulo

A iniciativa celebra as múltiplas vertentes da música negra atual com shows e entrevistas intimistas com grandes artistas pretos e pretas do cenário musical paulistano.

A AFROJAM-SP, que estreou em janeiro de 2019 no Mundo Pensante, no Bixiga, consolidou-se como um movimento que celebra a música e as danças negras. Em seus cinco anos de existência, passou por palcos emblemáticos como Casa Natura Musical, Festival Feira Preta, SESCs, Centro Cultural São Paulo e Aparelha Luzia. Em 2024, destacou-se com edições temáticas dedicadas a ícones como Djavan, Tim Maia, Alcione e Linniker.

Com o propósito de difundir a arte negra e impulsionar artistas de excelência, a AFROJAM-SP é um espaço de celebração, troca e conexão. Promovendo a representatividade e a criatividade na economia cultural de São Paulo, o projeto reafirma o papel transformador da cultura negra na construção de novas narrativas e imaginários possíveis.

Já House of Zion estreou na cena mainstream em 2007, criada por Icon Pony Zion em NYC. Esse coletivo icônico é formado por pessoas negras, LGBTQIAPN+, latinas e periféricas, e utiliza mecanismos da Comunidade Ballroom para abordar discussões sobre gênero, sexualidade, racialidade, prevenção e cuidado a pessoas que vivem com HIV/AIDS.

Fundada no Brasil em 2016, a House of Zion Brasil realiza ações afirmativas através de Balls, performances, ações sociais e culturais. Entre Brasília, São Paulo, Manaus e outras cidades, a house realiza ações como Jam de Vogue, Vogue For Blood e a Ball Vera Verão.

Sobre o Negras Melodias Show

Criado em 2021, ainda durante a pandemia de Covid-19, o Negras Melodias Show tem a missão de conectar o Teatro de Contêiner à linguagem musical, oferecendo ao público uma curadoria que explora diversas vertentes da música negra, sempre com um enfoque autoral. A ideia é registrar as sonoridades contemporâneas e mapear esse diálogo entre o passado, presente e futuro da música afro-brasileira, promovendo a valorização e visibilidade desses artistas.

A iniciativa é uma parceria do Universo AfroMusic com o Teatro de Contêiner e conta com curadoria e idealização do músico, compositor, produtor e articulador cultural Hever Alvz. Já a apresentação do evento e as entrevistas com os artistas são comandadas pelo jornalista, produtor e articulador Márcio Lázaro.

Sobre Hever Alvz – curadoria e idealização

Músico, compositor, produtor e articulador cultural, Hever Alvz ingressa, em 2007, no Conservatório Musical Ricardo Breim e cria seu projeto autoral. Em 2011, cursa Musicoterapia (FMU). Com seu projeto autoral, intitulado “Hever e o Sacigroove”, apresenta-se em SESCs, centros culturais e casas independentes de SP. E, em paralelo, produz as festas WassaWassa e Fumê, evento temático de música afro contemporânea africana, latina e brasileira.

Em 2017, idealiza e produz o Festival AFROMUSIC-SP. Em 2018, faz turnê musical pela Europa. Em 2019, de volta ao Brasil, idealiza a AFROJAM-SP, atividade que ganhou notoriedade por destacar expoentes da cena musical preta contemporânea. Também realiza e media o projeto “Indústria Musical Preta – Música Tem Cor”, projeto de rodas de conversa que convida artistas, produtores, comunicadores, pesquisadores e técnicos da produção musical para debaterem temas pertinentes à cadeia musical preta. Em 2020, realizou a segunda edição do projeto Festival AFROMUSIC contemplada pelo PROAC LAB Express, realizada em 2021.

Sobre Márcio Lázaro – apresentação e entrevistas

Jornalista, produtor e articulador, Márcio Lázaro atuou nessas três esferas desde 2006 tentando trazer um olhar sempre voltado para a cultura dialogando com o subjetivo dentro das pautas, temas e projetos que são pensados e elaborados dentro da ideia daquele planejamento. Produções de shows, exposições, eventos futebolísticos e esportivos, debates sobre cinema, música, gastronomia e turismo, atividades e projetos digitais, estão dentro desse leque de ações já desenvolvidas e realizadas.

Entre eles, está o projeto “Outras Noites em 2011”, que teve apoio da TV Cultura e foi uma turnê de bandas independentes que fizeram shows/tributos aos grandes artistas da era dos festivais como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Edu Lobo, Jorge Ben e Elis Regina. Outras iniciativas realizadas por ele são o Fut-Encontro, Cine-Encontro, Música-Encontro, Cozinha-Encontro e Trip-Encontro, que são debates públicos com a participação de personagens simbólicos para cada um desses temas, como Ana Cañas, Marina Person, Ríncon Sapiência, Carica (Sensação), Raul Lemos, Edgard Picoli, Fernando Porto, Cláudio Zoli, entre outros.

Serviço

Negras Melodias Show – 4ª Edição

AFROJAM-SP e House of Zion

Quando: 18 de dezembro, às 20h*

Teatro de Contêiner – Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia
Quanto: Grátis, com reserva pelo Sympla https://www.sympla.com.br/produtor/teatrodeconteiner

Capacidade: 99 lugares

Classificação indicativa: Livre

*Todas as apresentações têm tradução em Libras

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo