Em uma manhã de fortes símbolos e reencontros, o deputado federal Vicentinho – PT, participou no último sábado de um evento com trabalhadoras e trabalhadores da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, para celebrar os 40 anos da conquista histórica da Comissão de Fábrica. Além disso, o ato reuniu cerca de 200 participantes de várias gerações, fortalecendo a memória coletiva de uma das mais emblemáticas lutas operárias do País.
Ainda mais, o encontro contou com a presença do presidente Moisés e de toda a diretoria do sindicato, que, juntamente com lideranças clássicas do movimento metalúrgico, conduziram uma revisão de fatos que marcaram a trajetória da representação interna na montadora. Sob coordenação do companheiro Tarcísio, foram relembrados episódios, feitos registros históricos e prestadas homenagens a trabalhadores que já faleceram.
Nesse sentido, Vicentinho — que trabalhou por 25 anos na empresa e fez parte diretamente desses episódios — destacou um dos momentos mais decisivos da luta. “Em 1984 estivemos na Alemanha para denunciar a inexistência da Comissão de Fábrica. Eu era o Primeiro Secretário. Quando voltamos, os trabalhadores cruzaram os braços por quatro dias em uma greve decisiva, liderada pelos companheiros Hildo Soares, Maribondo e Milton Bispo. A história comprova: a luta faz a lei. Parabéns aos nossos companheiros, ao sindicato e a todos que construíram essa trajetória”, afirmou.
MARCOS FIDELIS

