Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
CidadesHome

Prefeitura combate invasão de área ambiental no Jardim Santo André

Responsáveis já haviam realizado supressão de vegetação na Rua Renascer, próxima à Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal do Pedroso

– Em uma ação integrada realizada nesta quarta-feira (3), equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Guarda Civil Municipal (GCM) conseguiram desmantelar uma invasão em área ambiental na Rua Renascer, localizada no Jardim Santo André, nos limites do Parque Natural do Pedroso.

Durante a operação, os agentes da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, por meio do Departamento Operacional e Controle de Áreas Públicas, e a Fiscalização Ambiental do Semasa, descobriram um terreno de difícil acesso no final da via, onde já havia sido feita a supressão de árvores e a delimitação de lotes. O local também continha uma tubulação de água improvisada, além de materiais e ferramentas de construção. A situação foi identificada pela GCM enquanto realizava patrulhamento por outra ocorrência.

“Nosso governo tem atuado com rigor e responsabilidade para proteger as áreas ambientais de Santo André, especialmente regiões tão sensíveis quanto o entorno do Parque Natural do Pedroso. A ação integrada realizada demonstra o comprometimento das nossas equipes em coibir qualquer tentativa de invasão ou degradação do patrimônio natural da cidade”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.

O local invadido faz divisa com o Parque Natural do Pedroso, que abriga um importante remanescente de Mata Atlântica, repleto de vegetação protegida. Os responsáveis pela infração ambiental não foram localizados. Na manhã desta quinta-feira (4), os materiais e objetos encontrados foram recolhidos pela municipalidade.

A área do Parque Natural do Pedroso, seus lotes vizinhos, como a Rua Renascer, e outros pontos da cidade são constantemente monitorados e alvos de ação do Grupo de Fiscalização Integrada. Além disso, a Fiscalização Ambiental do Semasa também realiza patrulhamento nas áreas internas da Unidade de Conservação a fim de coibir quaisquer outros crimes ambientais.

A população pode e deve denunciar invasões de áreas diretamente à Guarda Civil Municipal pelo telefone 153. As denúncias de supressão de vegetação e outras infrações ambientais devem ser feitas à autarquia pelo site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br), pela Central de Atendimento Telefônico (0800 4848 115) ou 4433-9300 (de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h) – ou ainda pelas redes sociais do Semasa ou pelo aplicativo Colab.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo