Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
EducaçãoHome

Estudantes de São Bernardo recebem restauração dentária nas Emebs

Programa Saúde na Escola realizou avaliação de saúde bucal em 63.624 crianças; 1.323 passaram por Tratamento Restaurador Atraumático (ART), totalizando 1.748 dentes restaurados

Escola é lugar de aprender, brincar e sonhar. E, em São Bernardo, também é um espaço de cuidado com a saúde bucal. Ao longo de 2025, a Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde realizou avaliação odontológica em 63.624 crianças da educação infantil ao ensino fundamental. Desse total, 1.323 estudantes receberam o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) diretamente em suas unidades escolares, resultando em 1.748 dentes obturados. A ação integra o Programa Saúde na Escola (PSE), que promove atualização da carteira vacinal, avaliação bucal e nutricional em toda a rede municipal.

 

Atendimento em Escola para Obturação nos Dentes 27-11-25 Foto Igor Cotrim PMSBC-65

 

A diretora da Seção de Saúde Bucal da Atenção Básica, Samira Balbo, explica que o ART consiste na remoção da dentina cariada seguida da restauração com cimento de ionômero de vidro (CIV), material indicado para esse tipo de intervenção. “É um tratamento totalmente indolor, sem o uso do motorzinho que costuma assustar as crianças. E, por ser realizado na escola, num ambiente que elas já conhecem, tudo contribui para que o momento seja tranquilo”, detalha.

SEM MEDO — Com apenas 6 anos, João Lucas, estudante do 1º ano da EMEB Anita Magrini, chegou apreensivo ao atendimento, que durou menos de 15 minutos. Aos poucos, a tensão deu lugar à tranquilidade. “Não doeu. Foi legal. Eu ainda tenho um pouco de medo, mas, se precisar, venho de novo”, contou. Henry, de 10 anos, aluno do 5º ano, também aprovou o atendimento. “Já tinha ido ao dentista e achei parecido com o da escola. Não fiquei com medo.”

A diretora da unidade, Fernanda Abud, destaca a relevância da parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde para o fortalecimento do PSE. “Muitas vezes identificamos questões de saúde nas crianças e, por diversos motivos, as famílias não conseguem levá-las a uma consulta. Ter as equipes aqui dentro é muito positivo”, afirmou, elogiando ainda o trabalho conjunto com a equipe da UBS Baeta Neves.

O secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, reforça que o Programa Saúde na Escola é uma estratégia consolidada e fundamental no acompanhamento da saúde dos estudantes. “Realizar o atendimento na escola previne o agravamento das lesões de cárie, evita intervenções mais invasivas e naturaliza o hábito de consultar o dentista. São benefícios que revertem em qualidade de vida para toda a população”, destacou.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo