Após anos sem contar com um serviço essencial para a segurança pública, Diadema terá novamente uma unidade do IML – Instituto Médico Legal. A confirmação veio após reunião realizada neste mês entre o prefeito Taka Yamauchi – MDB, o superintendente da Polícia Científica do Estado de São Paulo, Dr. Claudinei Salomão, o diretor do IML do Estado, Dr. Vladimir Alves dos Reis, e o delegado seccional da cidade, Eduardo Castanheira.
Além disso, o encontro marcou o alinhamento final do projeto que recoloca Diadema no mapa dos municípios com estrutura própria de perícias médico-legais — um passo considerado estratégico para a retomada da eficiência no atendimento à população.
Contudo, a ausência do IML nos últimos anos deixou um rastro de prejuízos. A precariedade do serviço público na gestão anterior, ainda mais, impactou diretamente a agilidade e a precisão das perícias. Em outras palavras, Diadema ficou vulnerável: atrasos em processos judiciais, dificuldade na identificação de corpos e ampliação da dor das famílias marcaram o período sem a unidade.
Ainda assim, a atual gestão defende que o retorno do instituto simboliza mais do que uma reestruturação administrativa. Ou seja, representa um resgate de dignidade. “O retorno do IML representa um compromisso do nosso Plano de Governo com a população de Diadema que se cumpre; a volta de um serviço essencial à cidade”, afirmou o prefeito Taka Yamauchi.
MARCOS FIDELIS

