Perto de concluir uma das obras mais simbólicas da mobilidade urbana do ABC, a Prefeitura de São Bernardo confirmou que a Ponte Estaiada Robert Kennedy–Piraporinha será inaugurada em 20 de dezembro de 2025. Além disso, a gestão do prefeito Marcelo Lima – Podemos, é responsável pelo avanço dos 70% finais da obra em menos de um ano, número que, segundo dados oficiais, supera com folga os 30% executados nos quase sete anos anteriores.
Avanço
As obras foram iniciadas em junho de 2022. Contudo, até o fim de 2024 — último ano do governo Orlando Morando (sem partido) — apenas as aduelas de partida estavam concluídas. Em outras palavras, a intervenção estava limitada à fase inicial da superestrutura. Ainda assim, o planejamento retomado a partir de janeiro de 2025 permitiu, conforme a administração municipal, seguir um cronograma rígido baseado em ciclos produtivos que garantiram a construção média de uma aduela a cada 20 dias.

Investimento
O investimento total no projeto é de R$ 200 milhões, provenientes de recursos municipais com apoio do Governo do Estado. Do mesmo modo, a estrutura terá 600 metros de extensão, sendo mais de 200 metros estaiados, e contará com dois conjuntos de estais e duas estruturas convencionais sobre a Avenida Piraporinha. A estimativa é absorver 20 mil viagens por dia, desafogando o tráfego entre bairros como Planalto, Jordanópolis, Paulicéia e Taboão, além de criar conexão direta com o futuro Corredor Marginal Ribeirão dos Couros.
“Encontramos essa obra com ritmo moroso, apenas 30% de execução em dois anos e meio de intervenções. Em menos de um ano avançamos 70% sob nossa gestão e, agora, estamos perto de entregar uma estrutura moderna, segura e fundamental para a mobilidade do ABC. Este é o tipo de transformação que defendemos: obras que saem do discurso e se concretizam, melhorando o dia a dia de milhares de pessoas. A Ponte Estaiada não é apenas um novo equipamento urbano, é um símbolo de que, quando há gestão, planejamento e vontade política, quem ganha é a população”, disse o prefeito Marcelo Lima.
Pacote
Além do avanço físico, o governo Marcelo Lima acelerou também o ritmo financeiro da obra. Até o fim de 2024, haviam sido pagos R$ 80 milhões — 40% do total. Porém, apenas nos seis primeiros meses de 2025, já foram desembolsados R$ 55 milhões (27,5%), e outros R$ 65 milhões (32,5%) estão previstos até dezembro. Nesse sentido, 60% de todo o valor será quitado somente em 2025, ritmo que, segundo o Executivo, foi determinante para a evolução da construção.
A Prefeitura afirma que a superestrutura será concluída até o fim deste ano, e que a obra já se encontra na etapa de paisagismo e acabamentos, incluindo capinação das margens dos córregos e intervenções finais ao longo do entorno.
O Consórcio Interliga São Bernardo, responsável pela execução, reforçou em nota o salto produtivo após janeiro deste ano. “Até dezembro de 2024, a superestrutura do viaduto estava em fase inicial de execução. Naquele momento, apenas as aduelas de partida haviam sido concluídas, representando cerca de 30% do total. A partir de janeiro de 2025, o ritmo dos trabalhos aumentou consideravelmente, com a adoção de um ciclo de 20 dias para construção de cada aduela. Atualmente, estamos concentrados na Aduela 08, a penúltima do projeto, e estimamos que cerca de 90% da superestrutura já esteja concluída”, informou.
Ainda mais, o consórcio destacou que a finalização completa — incluindo acessos e acabamentos — deverá ocorrer até dezembro de 2025. “Continuamos empenhados em entregar uma obra de alta qualidade, dentro do prazo estabelecido”, concluiu.
