EventosHome

Evento relembra as raízes negras do Rock and Roll com show das bandas Crexpo e Punho de Mahin

São Bernardo recebe nesse sábado, 29, o primeiro R’N’R – Raízes Negras do Rock – com show de duas bandas formadas por artistas negros e que levam a questão do racismo e a representatividade muito a sério. A Crexpo e a Punho de Mahin sobem ao palco da Câmara de Cultura Antonino Assumpção trazendo repertórios carregados de guitarras pesadas, batidas enfurecidas e mensagens para chamar a atenção para a cultura negra.

Fato é que, quando se fala em Rock and Roll e seus principais representantes dificilmente vem à lembrança alguma pessoa negra. A esmagadora maioria dos ídolos deste estilo musical são brancos, situação que vem desde Elvis Presley até Axl Rose, dos Beatles até a banda Coldplay, por exemplo. “O que pouca gente sabe é que, esse estilo de música que hoje é representado por grande maioria de músicos brancos, encontra em sua origem no Rhythm Blues, Jazz, Country e Gospel americanos na década de 1950 com pessoas negras como Sister Rosetta Tharpe, Chuck Berry e Little Richard”, ressalta Evandro De Marco, idealizador do projeto.

 

Crexpo

A Punho de Mahin tem crescido bastante sua base de fãs e demonstra grande crescimento da cena rock and roll da região empurrada, principalmente, pela apresentação que fez no último festival The Town, em São Paulo. A vocalista Nathalia Matos acredita que “inciativas como o Raízes Negras do Rock vão além da celebração: são um instrumento de educação e resistência. Elas reforçam que a visibilidade e o protagonismo da cultura negra devem ser uma pauta constante e antirracista, que vá muito além do mês de novembro – assim como a luta das mulheres transcende o mês de março”.

Além dos shows, o evento vai contar com a participação de coletivos formados por pessoas negras ligadas ao rock, como é o caso da Black Alt e também da Preto no Metal, ambos irão integrar uma roda de debate sobre como o rock pode deixar de ser tão racista e dar oportunidades para artistas independentemente da cor da sua pele. “Em 50 anos de rock no Brasil, pela primeira vez, a gente tem uma banda furando a bolha e aparecendo mais, como o Black Pantera. É muito pouco pela quantidade de músicos e bandas que nós temos”, afirma o baixista da Crexpo, Ed Chavez.

O evento é uma das últimas ações do mês da Consciência Negra na cidade e tem entrada gratuita, “mas, quem quiser, pode doar um quilo de alimento não perecível que será encaminhado a instituições assistenciais de São Bernardo” explica De Marco.

Serviço:

Data: 29/11/2025

Horário: 13h

Local: Câmara de Cultura Antonino Assumpção – Rua Marechal Deodoro, 1.325 – Centro – SBC

Entrada: Gratuita (Podendo doar 1KG de alimento não perecível)

 

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo