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70% em menos de 1 ano: Gestão Marcelo Lima assumiu obra da Ponte Estaiada com apenas 30% de execução e entregará concluída em menos de um ano

Com entrega para 20 de dezembro de 2025 estrutura, que irá transformar mobilidade de São Bernardo, entra na reta fina da fase de paisagismo e acabamentos. Até o fim de 2024, ao término do governo Morando, em quase 7 anos apenas 30% da obra havia sido executada

Perto de concluir uma das principais obras de mobilidade urbana do Grande ABC, a gestão do prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), marcou data para a inauguração da Ponte Estaiada Robert Kennedy-Piraporinha: 20 de dezembro. O atual governo foi responsável pelo avanço concreto de 70% da obra da estrutura, mais do que o dobro do progresso alcançado até então nos quase 7 anos da construção do equipamento.

 

Gestão Marcelo Lima assumiu obra da Ponte Estaiada

 

As obras da Ponte Estaiada iniciaram em junho de 2022. Até o fim de 2024, término do governo de Orlando Morando (sem partido), cerca de 30% das intervenções físicas haviam sido executadas. Naquela fase, estavam finalizadas somente as aduelas de partida. A retomada da construção, planejada desde janeiro deste ano, permitiu, de acordo com a Prefeitura, o cumprimento de um cronograma baseado em ciclos de produção, nos quais foram construídos em média uma aduela a cada 20 dias.

O projeto da Ponte Estaiada envolve um investimento total de R$ 200 milhões, viabilizado com recursos próprios e apoio do Governo do Estado. A nova estrutura terá 600 metros de extensão -, sendo mais de 200 metros entre os estais -, com duas estruturas estaiadas e duas convencionais sobre a Avenida Piraporinha. A expectativa é absorver cerca de 20 mil viagens por dia, desafogando o tráfego entre bairros como Planalto, Jordanópolis, Paulicéia e Taboão.

 

Progresso e finalização

 

Além de acelerar a execução física, a gestão Marcelo Lima também deu efetividade no aspecto financeiro da obra, com impacto no avanço das ações. Até o encerramento do ano passado, haviam sido pagos R$ 80 milhões (40% do total). Já nos primeiros seis meses de 2025, de acordo com informações oficiais, o governo do podemista pagou R$ 55 milhões (27,5%), e outros R$ 65 milhões (32,5%) devem ser pagos até dezembro. A maior parte do pagamento da obra (60%), portanto, será desembolsada em 2025.

Segundo a administração municipal, a previsão é concluir a superestrutura viária até fim de dezembro. Com a montagem das aduelas e pavimentação concluída de ponta a ponta, a Prefeitura iniciou os trabalhos de paisagismo de todo o entorno, como a capinação da margem dos córregos, e acabamentos.

O projeto ainda permitirá a conexão direta com o futuro Corredor Marginal Ribeirão dos Couros, atualmente em construção, criando uma nova rota entre a região do Corredor ABD e a zona sul da cidade.

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