Quase no final do primeiro ano da atual legislatura nas Câmaras Municipais, o REPÓRTER esteve na Casa de Leis de São Bernardo para ouvir dos vereadores como foram esses onze meses e um breve balanço sobre o que foi feito e entregue à população.
Dessa maneira, o edil Léo RR – Podemos recorreu ao que predominantemente deve acontecer quando se ocupa um cargo público eletivo, o uso da máquina a favor da população, sem que os sentimentos sejam colocados à frente.
“Temos que fazer as coisas com clareza, porque a gente está aqui para levar São Bernardo para frente. Então, a gente não pode fazer nada no emocional, por causa de uma questão minha, pessoal, e sim o que é melhor para o povo. Por isso, a gente entende que esses nove meses de mandato é uma experiência nova, outra legislatura, uma forma diferente de legislar”, classifica o parlamentar.
Na última legislatura, Léo RR subiu de suplente ao cargo de vereador na cadeira de Fran Silva, que à época ocupara o cargo de secretário de Cultura, no entanto, comentou sobre a nova experiência de legislar.
“E essa legislatura aqui é uma experiência nova, tem muita responsabilidade, portanto, aqui, a gente tem que entender que a nossa Câmara Municipal tem que fazer leis direcionadas para o munícipe, para melhorias de locomoção, de saúde, de educação”, ressalta o parlamentar.
Entre as aprovações na Casa de Leis, o podemista destacou duas na área da Educação: o Conecta São Bernardo, programa de intercâmbio que leva jovens estudantes da rede pública de ensino da cidade para conhecer e estudar em outro país por um período de 30 dias, além da Faculdade Municipal Gratuita, que oferece 50 vagas em cursos superiores em quatro áreas: Gestão Ambiental, Gestão Pública, Gestão Financeira e Marketing Digital, e no modelo semipresencial.
Inclusive, as inscrições para os cursos para 2026 estão com inscrições abertas até dia 19 de novembro de 2025 pelo link: eventos.usjt.br/bolsas-integral-sao-judas-sbc, já a prova acontece dia 07 de dezembro.
CELSO M. RODRIGUES