Limpeza de bocas de lobo e manutenção de taludes integram estratégia preventiva para o período de chuvas em São Bernardo
Ação conjunta da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Urbanos reforça segurança da população e busca evitar enchentes e deslizamentos
Dando continuidade ao conjunto de medidas que antecedem o período de maior incidência de chuvas, a Prefeitura de São Bernardo intensificou os trabalhos de limpeza de bocas de lobo e manutenção de taludes, ações essenciais para a prevenção de enchentes e deslizamentos no município.
Nesta terça-feira (18/11), equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Urbanos atuaram no Jardim Regina, região do Ferrazópolis, realizando a limpeza das encostas e a desobstrução das bocas de lobo, garantindo melhor escoamento da água e ampliando a segurança dos moradores.
O diretor de Alerta e Monitoramento da Defesa Civil de São Bernardo, Leandro Richard Ferreira, destacou a importância do trabalho integrado. “Essas são medidas efetivas voltadas à prevenção de alagamentos e enchentes. Nossa estratégia une a manutenção permanente destes locais, com ações de prevenção em pontos viciados, que necessitam de uma rotina constante de limpeza”.
Já o diretor de Ações Educativas da Defesa Civil de São Bernardo, Jair Donisete Carneiro, ressaltou que o trabalho será ampliado nos próximos dias. “Estamos reforçando as ações preventivas para minimizar riscos e proteger a população. Essa manutenção faz toda a diferença durante os períodos de chuva intensa, evitando ocorrências que possam colocar vidas em risco”.
A prioridade da administração municipal é manter a cidade preparada, com redes de drenagem funcionando corretamente e áreas de risco monitoradas, visando o período em que as chuvas se tornam mais intensas. “Nossas equipes da Defesa Civil e da limpeza urbana trabalham o ano todo para evitar que eventos climáticos extremos impactem a vida de quem mora em São Bernardo. O objetivo das ações preventivas é proteger a população, reduzir riscos e assegurar o pleno funcionamento da cidade mesmo diante do período de fortes chuvas”, acrescentou o prefeito Marcelo Lima.
A administração municipal trabalha também em soluções estruturais de grande porte. Estão em fase de conclusão estudos para ampliação de galerias na Vila Vivaldi, região fortemente atingida por chuvas em 2019, e para a revitalização de córregos, ampliando a capacidade de escoamento do sistema de drenagem.
PLANO MUNICIPAL – O Plano Municipal de Redução de Riscos do município (PMRR) tem por objetivo a construção de referenciais técnicos e gerenciais que possibilitem à Prefeitura implementar intervenções estruturais e ações não estruturais para controle, redução e erradicação de situações de riscos associados a processos de instabilização de taludes (deslizamentos e processos correlatos) em encostas, solapamentos de margens de córregos e inundações. Hoje a cidade conta com 28 obras de contenção de encostas para o contingenciamento de taludes.
TEMPORADA DE CHUVAS – Além da limpeza dos taludes e bocas de lobo, a Prefeitura de São Bernardo também realizou a limpeza das estações elevatórias, com manutenção de equipamentos, a verificação dos pluviômetros da cidade, bem como reforçando o monitoramento permanente das áreas de encosta. Essa atuação orienta a priorização de obras e garante resposta rápida a ocorrências.
Também como parte das ações de combate às enchentes, a Secretaria de Serviços Urbanos do município realizou limpeza e manutenção do Piscinão do Paço Municipal. O reservatório é considerado referência entre projetos de drenagem urbana do País e tem capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água. O Piscinão no Paço ameniza o volume de água que chega ao Ribeirão dos Meninos, para receber a água das estações elevatórias da Vila Vivaldi.
O Piscinão do Paço e as elevatórias tem a gestão operacional da Secretaria de Transporte, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, através do Departamento de Macrodrenagem.
