Em mais uma iniciativa para ampliar a cobertura vacinal contra o HPV entre os adolescentes da cidade, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, tem realizado ações articuladas junto à URE (Unidade Regional de Ensino) de São Bernardo para vacinar nas escolas os adolescentes de 15 a 19 anos. Além da vacina contra o HPV, também estão sendo aplicadas doses contra a gripe e a Covid. As visitas começaram no início de novembro e seguem até a primeira semana de dezembro.
Nesta terça-feira (18/11), equipe da Seção de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde esteve na Escola Estadual Amadeo Oliverio, na Vila Vivaldi, região do Rudge Ramos. A unidade escolar abriga também os estudantes da EE Jornalista Vladimir Herzog, que está em reforma. Foram avaliadas as cadernetas de vacinação de mais de 150 estudantes e aplicadas 124 doses de vacinas.
A diretora da EE Jornalista Vladimir Herzog, Marli Mesquita Nunes, explicou que foi feito um amplo trabalho de conscientização junto às famílias, tanto por mensagens nos grupos da escola, quanto presencialmente, durante a reunião de pais e responsáveis. “Falamos sobre a importância da vacinação, da proteção que ela traz, e a adesão foi bastante expressiva”, comemorou a gestora escolar.
PARTICIPAÇÃO – A adesão à iniciativa da Prefeitura de São Bernardo foi tanta que os estudantes até participaram da organização das filas. Aluna do segundo ano do Ensino Médio Técnico em Farmácia da EE Amadeo Olivério, Yasmin Gomes de Arruda, de 16 anos, usava jaleco branco e ia direcionando os adolescentes que aguardavam sua vez de receber a vacina. “Vacinação é uma questão de saúde pública. É muito importante que todos os jovens saibam da importância de se vacinar”, completou.
Aluna no segundo ano do Ensino Médio regular da EE Amadeo Oliveira, Helena Gozito, 17 anos, apontou outra vantagem em se vacinar na escola: estar perto dos amigos. “Tomei a vacina da gripe. Facilita muito a gente poder estar na escola, porque além de estarmos com nossos amigos, a maioria dos pais não tem tempo para nos levar até uma UBS durante a semana”, pontuou.
O diretor da Seção de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunopreveníveis da Secretaria, Renan Mota, elogiou o engajamento da escola e o impacto que essa mobilização tem no sucesso das ações. “Esse envolvimento da escola, que mobiliza as famílias, é muito importante”, afirmou. “Especialmente os estudantes do Ensino Médio, que, em breve, vão concluir essa fase de estudos, essa é a hora de chegarmos até eles”, concluiu. Todas as vacinas estão disponíveis nas 35 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. Os endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos em https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/ubs/.
