Garantir que toda a população tenha acesso aos serviços de saúde, com qualidade, equidade, priorização clínica e transparência. É essa a missão do Setor de Regulação do Departamento de Apoio à Gestão da Secretaria de Saúde de São Bernardo e para aprimorar os mecanismos que garantem tudo isso será realizado no dia 28 de novembro, na Faculdade de Direito de São Bernardo, o 3º Encontro da Regulação em Saúde.
Promovido pelo Departamento de Apoio à Gestão (DAG) da Secretaria de Saúde de São Bernardo, a atividade vai reunir trabalhadores, gestores e estudantes da área da saúde, além de convidados de instituições parceiras, conforme disponibilidade. A diretora do DAG, Nikelly Silva, destaca que São Bernardo é referência regional na organização da Regulação em Saúde e vem aprimorando continuamente seus fluxos, protocolos e processos assistenciais.
EIXO CENTRAL – “A regulação em saúde é o eixo que garante que os cidadãos tenham acesso justo, organizado e seguro aos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde). É ela que conecta a demanda da população à oferta disponível, promovendo equidade, priorização clínica e transparência”, detalha a diretora. Nikelly argumenta que o encontro fortalece esse trabalho ao promover atualização técnica, discutir fluxos e protocolos, compartilhar experiências de gestão e cuidado e apresentar indicadores e avanços.
A melhoria da regulação impacta diretamente a vida dos usuários porque reduz tempos de espera, organiza o acesso a consultas, exames e procedimentos, fortalece linhas de cuidado (Oncologia, Doenças Crônicas e outras), aprimora o uso dos recursos disponíveis, amplia a segurança e continuidade do cuidado, explica a gestora. “Ao qualificar a atuação dos profissionais e das equipes, o evento contribui para um sistema de saúde mais justo, eficiente e centrado no cidadão”, conclui. “É um evento importante, fruto do comprometimento e do esforço das gestoras da seção”, finaliza.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destaca que desde o primeiro dia da atual gestão, sob comando do prefeito Marcelo Lima, o trabalho das equipes da Secretaria de Saúde tem sido em diversas frentes, tanto para atender o grande passivo de consultas e exames herdado de gestões anteriores, quanto para qualificar os processos e os equipamentos de saúde. “A regulação é uma parte desse trabalho que as pessoas não vêm, mas que tem um grande impacto no bom funcionamento dos processos, dos protocolos e dos atendimentos em geral. São Bernardo com certeza se destaca não apenas no atendimento direto da população, mas nessa preocupação constante pela evolução”, pontua.
As inscrições para o 3º Encontro da Regulação em Saúde podem ser feitas pelo link https://www.even3.com.br/3- encontro-da-regulacao2025- 637635/, gratuitamente, até o dia 24 de novembro.
