Em Mauá, um novo Projeto de Lei pretende criar o Censo Inclusão – PcD, iniciativa que objetiva mapear e compreender as necessidades das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no município. Além disso, a proposta — apresentada pelo vereador Ricardinho da Enfermagem – PSB — quer oferecer bases concretas para políticas públicas mais eficientes e inclusivas.
Ainda assim, o autor do PL destaca que a ausência de informações detalhadas impede o poder público de atuar de forma estratégica. Segundo ele, “o Censo Inclusão é uma ferramenta fundamental para compreender as necessidades das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida do município”.
Além disso, Ricardinho reforça que, atualmente, a falta de dados precisos dificulta a implantação de ações efetivas, ou seja, torna lento o avanço das medidas que deveriam garantir direitos previstos na legislação nacional. “Com esta lei, será possível planejar o atendimento adequado às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantir o acesso igualitário aos direitos já previstos na legislação nacional, promover a inclusão social e combater a invisibilidade desse segmento social”, afirmou.
MARCOS FIDELIS
