Projeto aprovado em São Bernardo autoriza pacientes internados a receber visita de pets de estimação em hospitais
De autoria do Executivo, proposta foi avalizada por unanimidade na Câmara e permite que familiares possam levar cães e gatos para visitar os tutores nos equipamentos de saúde
Um gesto de humanização com grande impacto na saúde das pessoas: projeto de lei da Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, obteve aprovação da Câmara, nesta quarta-feira (12/11), autorizando pacientes internados a receber visita de animais de estimação nos hospitais do município. A nova legislação prevê que cães e gatos possam ser levados por familiares à unidade de saúde onde seus tutores estiverem hospitalizados. Outros animais poderão ser autorizados, mediante avaliação médica.
A proposta, avalizada por unanimidade no Legislativo, destaca que a terapia assistida por animais é amplamente reconhecida em diversos países, como uma consequência da humanização dos tratamentos hospitalares. Para marcar essa conquista, será realizada cerimônia de assinatura da Lei no Hospital de Câncer Anchieta nesta sexta-feira (14/11), com a presença do prefeito Marcelo Lima, do secretário municipal de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, da direção, funcionários e pacientes da unidade, além de outras autoridades.
“A saúde não é feita só de remédios, de exames, de cirurgias e consultas. A saúde também é feita de amor, empatia, de momentos de carinho e isso é o que essa lei quer proporcionar, visando influenciar diretamente no tratamento e bem-estar do paciente. Quem tem um pet sabe o quanto esses animais de estimação são importantes nas nossas vidas e em um momento de fragilidade, quando a pessoa está hospitalizada, o que mais ela quer é poder estar, ao menos por um tempo, perto de quem ela ama. E isso se estende a familiares, amigos e animais de estimação”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
A permissão inclui a visitação em hospitais públicos, privados, conveniados e cadastrados no SUS (Sistema Único de Saúde). O ingresso dos animais deverá ser agendado perante a administração da unidade de saúde, respeitando os critérios estabelecidos pela instituição. A proposta adere indicações dos vereadores Julinho Fuzari e Pery Cartola.
REGULAMENTAÇÃO – O projeto de lei prevê que os hospitais determinem o período e as condições para a visitação, e veda que animais possam circular por determinadas áreas, como de isolamento, de quimioterapia, de transplante, de assistência a pacientes vítimas de queimaduras, na central de material e esterilização, UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), nas áreas de preparo de medicamentos, na farmácia hospitalar e nas áreas de manipulação, processamento, preparação e armazenamento de alimentos.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, lembrou que os cuidados com a saúde devem ser de forma integral e isso inclui a saúde mental. “Pacientes felizes se recuperam mais rapidamente, aderem melhor ao tratamento, é uma medida que só vai trazer benefícios para todos. Uma grande iniciativa do nosso prefeito Marcelo Lima que vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, destacou.
