Prefeitura de São Bernardo promove ação de prevenção de câncer bucal no Poupatempo
Até sexta-feira, dia 14 de novembro, profissionais de saúde irão realizar atendimentos de prevenção e orientação; quinta e sexta haverá também vacinação contra gripe e Covid
Todas as pessoas que passarem pelo Poupatempo de São Bernardo (Rua Nicolau Filizola, 100, Centro) durante essa semana, até sexta-feira, dia 14 de novembro, das 8h às 17h, poderão participar da ação “Abra a Boca para a Saúde”. Realizada pela Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de São Bernardo, a atividade visa alertar a população sobre os riscos do câncer bucal, além de dar orientações e informações sobre higiene bucal. Na quinta e sexta-feira, das 13h às 16h, haverá também vacinação contra gripe e Covid.
A cirurgiã dentista e responsável pela ação, Caren Castillo, pontou que a expectativa é atender cerca de 2.500 pessoas ao longo da semana. Todos que forem atendidos vão ganhar um kit escovação, com creme dental e escova de dentes. “É uma ação de orientação e informação, porque muitas pessoas desconhecem que é possível ter câncer na boca”, relatou a especialista. “Lesões indolores e que não cicatrizam há pelo menos 15 dias devem motivar uma ida ao dentista para avaliação”, completou.
ORIENTAÇÃO – Durante a ação, todos os moradores de São Bernardo que passarem pela avaliação e necessitarem serão encaminhados às suas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de referência ou aos CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas). Quem não é munícipe recebe encaminhamento para o serviço de referência da sua cidade.
Consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e causas genéticas estão entre os fatores para aparecimento de câncer bucal. Também é preciso proteger os lábios do sol com produtos adequados. “Estamos distribuindo um informativo que ensina todas as pessoas a fazerem uma autoavaliação em casa e, em caso de qualquer anormalidade, todas as UBSs de São Bernardo estão prontas para fazer o acolhimento”, completou Caren.
Nesta segunda-feira (10/11), primeiro dia da ação, foram atendidas 300 pessoas. As moradoras do bairro DER, Maria do Socorro Silva, de 46 anos, e Maria Leonai Ribeiro da Silva, 30, mãe e filha, passaram pelo local e receberam atendimento. “Viemos retirar uma medicação na Farmácia de Medicamentos Especializados e nos convidaram a participar. Não conhecia a doença e achei muito importante uma ação informativa como essa”, afirmou Maria Leonai.
Morador do bairro Nova Petrópolis, Raul Garcia Gonçalves, 77, passou por uma cirurgia na boca no ano passado e aproveitou a ação para se certificar de que estava tudo certo com sua saúde bucal. “É uma atividade muito importante, porque a informação é aliada da prevenção”, concluiu.
