O vereador Jerry Bolsas – PSB, apresentou na Câmara Municipal de Diadema um projeto de decreto legislativo que institui o Prêmio Protetor Animal Destaque do Ano, destinado a reconhecer e valorizar o trabalho de cidadãos e entidades que se destacam na defesa, proteção e bem-estar dos animais no município.
Além disso, o prêmio será concedido anualmente a protetores independentes ou representantes de organizações de proteção animal que tenham se sobressaído em ações voluntárias de resgate, cuidado e encaminhamento de animais à adoção responsável. De acordo com o texto, os critérios de avaliação incluirão o número de animais resgatados, o número de adoções devidamente comprovadas e a atuação ética e transparente nas atividades de proteção.
OBJETIVO
Nesse sentido, Jerry destacou que o projeto tem como objetivo reconhecer o papel essencial desses cidadãos e entidades, que dedicam tempo e recursos próprios à causa animal. “O presente Projeto de Decreto Legislativo visa instituir o Prêmio Protetor Animal Destaque do Ano, como forma de reconhecer e valorizar o trabalho essencial desempenhado por cidadãos e entidades que dedicam tempo, recursos e amor à proteção dos animais no Município de Diadema”, afirmou o parlamentar.
Ainda mais, o vereador ressaltou a importância social das ações desenvolvidas por esses protetores, muitas vezes realizadas sem apoio institucional. “Os protetores e protetoras independentes exercem uma função social de grande relevância, atuando, muitas vezes, de forma voluntária no resgate, tratamento e adoção de animais abandonados, contribuindo diretamente para o bem-estar animal e para a redução do abandono e dos maus-tratos”, explicou.
INCENTIVO
Do mesmo modo, o projeto também busca estimular a solidariedade e a responsabilidade social, incentivando novas práticas de respeito e cuidado com os animais. “O prêmio, concedido com base em critérios objetivos, como o número de animais resgatados e adotados, busca incentivar ações de solidariedade, responsabilidade e comprometimento com a causa animal, além de valorizar pessoas que se dedicam a transformar a realidade desses seres que merecem respeito e cuidado”, completou Jerry.
MÊS TEMÁTICO
Além disso, a proposta prevê que a entrega da homenagem ocorra durante o Dezembro Verde, mês dedicado à conscientização e combate ao abandono e à crueldade animal. “A entrega do prêmio durante o Dezembro Verde, mês dedicado à realização de ações educativas de combate ao abandono e à crueldade praticados contra os animais, reforça o caráter educativo e simbólico da homenagem, promovendo a reflexão sobre o papel da sociedade e do Poder Público na defesa dos direitos dos animais”, ressaltou o vereador.
Contudo, a iniciativa também tem um caráter estratégico, ao fortalecer políticas públicas e parcerias entre o Poder Legislativo e os protetores independentes. “Com esta iniciativa, pretende-se estimular políticas públicas mais eficazes de proteção animal, fortalecer parcerias entre o Poder Legislativo e os protetores independentes, e difundir os valores de empatia, respeito e responsabilidade ambiental”, concluiu Jerry.
MARCOS FIDELIS
