Depois de entregar a nova UPA – Unidade de Pronto Atendimento Vila São Pedro no fim de outubro, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima – Podemos, prepara novos investimentos na área da saúde. A gestão prevê um conjunto de ações voltadas à ampliação e modernização do atendimento, incluindo a inauguração de três novas UBSs – Unidades Básicas de Saúde em diferentes regiões da cidade — Vila São Pedro (Montanhão), Parque São Bernardo (Baeta Neves) e Jardim Três Marias/Vila Ferreira (Alves Dias).

A reinauguração da UPA Vila São Pedro marcou um importante avanço para um dos bairros mais populosos de São Bernardo. A unidade passou por reconstrução completa e ampliação, ganhando quatro novos consultórios — incluindo um odontológico — e passando a contar com oito consultórios no total. O equipamento também recebeu duas salas de isolamento, ampliação da sala de emergência, rampa acessível e uma farmácia com acesso externo, que facilita a retirada de medicamentos e melhora o fluxo de pacientes.

“Estamos realizando uma verdadeira revolução na saúde, mesmo em pouco tempo. Em apenas dez meses de governo, já efetivamos o Hospital de Urgência de portas abertas, a Caravana da Saúde e a nova UPA Vila São Pedro. Tudo isso ouvindo a população, com diálogo, planejamento e responsabilidade. Temos a certeza de que faremos ainda mais e melhor, atendendo especialmente quem mais precisa do poder público. Estamos devolvendo à população o direito de ter uma saúde pública digna”, destacou o prefeito Marcelo Lima, ao Repórter .
Durante a abertura da nova UPA Vila São Pedro, o chefe do Executivo municipal reafirmou compromisso em abrir um Hospital Infantil na cidade.

O Repórter entrevistou moradores da região para ouvir a percepção da população. O jovem Warlen Batista Vieira da Silva elogiou a iniciativa, destacando ser uma ação em área carente da cidade. “O pessoal precisa muito, porque a maioria não tem condição de pagar um convênio e depende do serviço público. Então, com certeza vai ajudar bastante a população que precisa mesmo”, opinou Warlen. Já Vanderlei de Souza Couto, de 50 anos, salientou a mudança na saúde. “As pessoas precisam muito aqui dos equipamentos de saúde, muita gente reclama de agendamento, que atrasa, demora muito. O pessoal comenta que o atendimento médico melhorou bastante na gestão do Marcelo Lima”, afirmou.

Transformação
Desde janeiro, a gestão Marcelo Lima vem promovendo mudanças estruturais na rede municipal de saúde. Logo no primeiro dia de governo, o prefeito abriu o pronto-socorro do HU – Hospital de Urgência — que antes funcionava apenas por meio de encaminhamentos —, inaugurou o centro cirúrgico da Clínica da Visão e lançou o programa Caravana da Saúde, responsável por mais de 250 mil atendimentos em seis meses, eliminando filas de exames, consultas e cirurgias que se arrastavam havia até três anos.

Entre as iniciativas que seguem em expansão está o programa que distribui gratuitamente óculos a alunos da rede municipal, reforçando o compromisso da gestão com a integração entre saúde e educação.
Além dos avanços na área da saúde, a administração municipal entregou também a Casa de Passagem, destinada ao acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, em parceria com a Secretaria de Segurança.
Em outra iniciativa inovadora, São Bernardo foi a primeira cidade do Brasil a ampliar a faixa etária para a realização do exame como ferramenta de rastreio do câncer de mama, que é o tipo de câncer de maior incidência entre a população feminina mundial. Desde março deste ano, a faixa etária para a realização do exame como rotina para rastreio do câncer de mama foi ampliada de 50 a 69 anos para 40 a 74 anos.
“A saúde é, antes de tudo, sobre pessoas. Cada nova unidade, cada atendimento, cada ação que realizamos tem o objetivo de cuidar de quem mais precisa, de acolher as famílias e devolver esperança. Em apenas dez meses, mostramos que, com diálogo, trabalho e amor pela cidade, é possível transformar a realidade. Seguiremos firmes, construindo uma São Bernardo mais humana e com uma saúde pública que seja motivo de orgulho para todos”, finalizou o prefeito.
DIRETO DAS RUAS

“Eu achei bom, perfeito. Muito bom. Ficou muito bom para quem precisa, uma melhorada boa, porque estava bem acabadinha, e agora renovaram”
Brito, 62 anos, comerciante e morador do bairro há cinco anos

“Vai ser maravilhoso. Porque eu moro bem aqui. Tem muita gente aqui, e a gente ou vai naquele antigo pronto-socorro que agora voltou a funcionar, que é o Central”
Maria Célia, de 61 anos, moradora do Santa Terezinha

“As pessoas precisam muito aqui dos equipamentos de saúde. O pessoal comenta
que o atendimento médico melhorou bastante”
Vanderlei de Souza Couto, de 50 anos

“O pessoal precisa muito, porque a maioria não tem condição de pagar um convênio e depende do serviço público, então, com certeza vai ajudar bastante a população que precisa mesmo”
Warlen Batista Vieira da Silva, morador da cidade
