Represa Billings segue com volume útil em situação de alerta
Billings faz parte do SIM e é integrado à Guarapiranga, contudo, a água que chega ao ABC é proveniente dos Sistemas Rio Grande, Rio Claro e Alto Tietê
A Capital Paulista e a Região Metropolitana de São Paulo passaram, nos últimos dias, por um período de chuvas, contudo muito aquém do que é necessário para elevar os níveis de água dos reservatórios dos sistemas que abastecem os moradores de São Paulo.
Assim, nesta terça-feira (04), segundo o portal da Sabesp, a Represa do Guarapiranga opera com volume útil de 47,8%, já a Represa Billings, porém, está com volume útil de 32,8%.
Vale lembrar que, em agosto, o ABC Repórter publicou que a Represa Billings operava com 33,9% de sua capacidade, à época o menor índice desde a crise hídrica de 2015, e em comparação com os dados desta terça-feira (04) o sistema apresentou redução.
SIM
Aliás, o SIM (Sistema Integrado Metropolitano), neste terça-feira (04), está com a capacidade em 28,5%, e é uma rede que reúne sete mananciais: Cantareira, Alto Tietê, Cotia, Guarapiranga, Rio Claro, Rio Grande e São Lourenço, que abastece a região Metropolitana de São Paulo e fornece água potável para cerca de mais de 20 milhões de habitantes.
Com isso, a Represa Billings, que faz parte do SIM, integrada à Guarapiranga, é utilizada como referência, porém, o volume hídrico que é transferido às cidades do ABC são provenientes do Sistema Rio Grande.
Dessa maneira, o Sistema Rio Grande é responsável por abastecer, em grande parte, Santo André, São Bernardo e Diadema. Já o recurso hídrico oriundo da Represa Billings, portanto, principal reservatório do ABC, não é destinado diretamente para consumo, sendo transferido para as represas do Guarapiranga e do sistema Alto Tietê.
Por outro lado, Santo André também tem parte de sua população, 70%, abastecida pelo Sistema Rio Claro. Entretanto, as cidades do ABC recebem volumes de água do Alto Tietê, que também fornece o recurso hídrico para parte de São Paulo.

Legenda:
Sistema de atendimento a Sabesp informa sobre redução da pressão da água entre 19h e 05h em toda a Região Metropolitana de São Paulo
Alerta
Em face a este cenário e para evitar o racionamento hídrico, o portal da Sabesp informa que:
“Devido à estiagem e ao baixo nível dos mananciais, a Sabesp está reduzindo a pressão da água no período noturno, das 19h às 05h, em toda a Região Metropolitana de São Paulo. Essa medida é preventiva e temporária, conforme deliberação da ARSESP, e tem como objetivo preservar os reservatórios. Imóveis com caixa d’água sentirão menos os efeitos. Reforçamos a importância do uso consciente da água por todos”, diz o comunicado.
