O vereador Jeferson Leite – sem partido, apresentou na Câmara Municipal de Diadema um Projeto de Lei que altera dispositivos da Lei Municipal nº 3.026, de 27 de outubro de 2010, que instituiu o Programa Capacitando o Idoso. A proposta tem como objetivo modernizar e ampliar o alcance do programa, adaptando-o à realidade atual marcada pelo avanço tecnológico e pela necessidade de inclusão digital.
OBJETIVO
Além disso, o texto apresentado transforma o Capacitando o Idoso em um programa de caráter permanente e continuado, voltado a oferecer oportunidades para pessoas com idade superior a 60 anos. Entre os principais objetivos estão a reciclagem profissional, o aprendizado de novos ofícios, o fortalecimento da cidadania e, especialmente, a promoção da inclusão digital.
Ainda mais, o projeto propõe que os idosos sejam capacitados para o uso de tecnologias digitais, incluindo smartphones, computadores e internet. A ideia, segundo o vereador, é reduzir o isolamento social e diminuir a exclusão digital da população idosa, permitindo que esse público tenha acesso facilitado a plataformas online de saúde, segurança, lazer e educação.
CAPACITAÇÃO
Do mesmo modo, a proposta prevê a oferta de cursos profissionalizantes, de informática e de alfabetização digital, além de outras formações que possibilitem o aprendizado contínuo. “As ações do programa incluirão a divulgação de informações sobre a importância de ampliar o acesso à tecnologia para a população idosa, por meio de cartazes, banners e campanhas em redes sociais”, detalha o texto do projeto.
MELHOR IDADE
Nesse sentido, o vereador Jeferson Leite destacou a importância de olhar com atenção para o público da terceira idade, especialmente em tempos de transformação digital. “A população brasileira envelheceu, ou melhor, adquiriu experiência durante os anos. Envelhecer é um direito de todos, e envelhecer com dignidade é o mais importante e o que se objetiva”, afirmou o parlamentar.
Ainda assim, Leite ressaltou que a tecnologia passou a ser indispensável em tarefas cotidianas e que isso reforça a urgência de políticas públicas voltadas ao tema. “O mundo virtual é uma realidade na vida de todas as pessoas, quer para pagar uma conta, quer para receber salário, aposentadoria ou apresentar prova de vida. Ele está inserido em nossas vidas e, muitas vezes, esquecemo-nos de ter um olhar para o vulnerável, como, por exemplo, para o idoso”, completou.
Por fim, o vereador reforçou o propósito da proposta, que será apreciada em plenário nos próximos dias. “Nosso objetivo é trazer à tona a necessidade de que haja um programa de inclusão digital focado nos idosos na cidade de Diadema”, concluiu Jeferson Leite.
MARCOS FIDELIS
				