HomePolítica

Luiz Marinho destaca avanços e desafios na igualdade salarial entre homens e mulheres durante reunião do Mercosul

Tema foi debatido com presença de ministros e autoridades do bloco; Brasil apresentou primeiros resultados da nova lei de igualdade

Durante encontro realizado no Itamaraty, em Brasília, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho – PT, recebeu ministros, ministras e demais autoridades do Mercosul para discutir políticas voltadas ao trabalho e ao emprego. O principal tema da manhã foi a igualdade salarial entre homens e mulheres, um debate que, segundo o ministro, “já avança no Brasil, mas ainda exige muito trabalho para garantir esse direito a todas as mulheres”.

 

AVANÇOS

Além disso, Marinho destacou que o país tem dado passos concretos no cumprimento da legislação que assegura a equiparação salarial. “Apresentei a experiência brasileira, destacando que estamos começando a dar os primeiros passos em sintonia com o que determina a lei, seguindo a orientação do presidente Lula e o compromisso do nosso governo com o direito das mulheres de serem remuneradas de forma igual aos homens”, afirmou.

Ainda assim, o ministro reforçou que a luta contra a desigualdade de gênero e raça no mercado de trabalho precisa continuar com força. “Não há justificativa para que uma mulher com a mesma formação acadêmica e a mesma experiência profissional receba um salário menor por exercer a mesma função. E menos explicação ainda há para que uma mulher negra ganhe menos do que isso. Portanto, vamos juntos combater essa injustiça social. Nós vamos chegar lá”, ressaltou Marinho.

Nesse sentido, o ministro revelou que o quarto relatório sobre igualdade salarial já aponta os primeiros sinais positivos, embora ainda haja ajustes e desafios a serem superados. “O quarto relatório já traz os primeiros sinais positivos, mas ainda temos muito trabalho pela frente, muito a ajustar. Conto com todos vocês nessa caminhada”, concluiu.

 

MARCOS FIDELIS

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo