O deputado estadual Fábio Faria de Sá – Podemos) apresentou uma emenda ao Projeto de Lei nº 1.036/2025, que trata da Proposta Orçamentária do Estado de São Paulo para 2026, com o objetivo de destinar recursos à elaboração de estudos e projetos da futura Linha 25-Topázio, que deverá ligar cidades como Embu das Artes, Diadema e São Bernardo, passando por pontos importantes da Zona Sul de São Paulo, como Campo Limpo (conexão com a linha 5-lilás), Jardim São Luiz, Atlântica, Sabará, Yervant Kissajikian, Cidade Ademar, Jardim Miriam e São Bernardo.
Ainda não há definição sobre o modal — se será trem ou metrô —, o que será determinado a partir dos resultados do estudo básico de viabilidade.
De acordo com a emenda, os recursos seriam remanejados para a STM – Secretaria dos Transportes Metropolitanos, dentro do programa “Expansão, Modernização e Operação do Transporte Metroviário – PITU em Marcha”. A verba será aplicada na ação voltada à elaboração de estudos e projetos de expansão ferroviária.
“No último mês, estive com o secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e levei o questionamento sobre a Linha 25-Topázio. Diante da necessidade de recursos para iniciar os estudos, propusemos a destinação de verbas para viabilizar essa etapa. É um passo importante para ampliar a integração metropolitana e oferecer uma alternativa de transporte eficiente para milhares de pessoas da Zona Sul e das cidades do entorno, como Diadema e São Bernardo. Nosso objetivo é garantir que o planejamento avance com base em critérios técnicos, definindo o modal mais adequado para atender à população com qualidade e sustentabilidade, disse Faria de Sá.
Além disso, o parlamentar destacou que a Linha 25-Topázio é estratégica para o desenvolvimento da mobilidade metropolitana, com potencial de reduzir o tempo de deslocamento e conectar regiões hoje desassistidas por transporte de alta capacidade.
Ainda mais, o texto da justificativa ressalta que o reforço orçamentário tem caráter estruturante e preventivo, permitindo planejamento antecipado e evitando soluções emergenciais mais custosas no futuro. Em outras palavras, a medida garante segurança, eficiência e sustentabilidade desde a fase inicial do projeto.
A futura Linha 25-Topázio, já mencionada no PITU 2040, foi detalhada no ENMU – Estudo Nacional de Mobilidade Urbana, elaborado pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social em parceria com o Ministério das Cidades. O traçado prevê 34,5 km de extensão, 21 estações e conexões com as linhas 5-Lilás, 14-Ônix e 24-Quartzo.
Nesse sentido, o novo eixo ferroviário deverá ligar São Bernardo a Embu das Artes, passando por Diadema e pela Zona Sul da capital paulista, criando um importante corredor de transporte entre áreas densamente povoadas e polos de emprego. Em Diadema, estão previstas as estações APAE Diadema, Vila Conceição e Casa Grande.
“Um transporte sobre trilhos vai mudar a realidade de quem vive em Diadema. A conexão direta com outras regiões da Grande São Paulo, vai reduzir o tempo de deslocamento e contribuir para o desenvolvimento urbano e econômico do município. Uma cidade com o tamanho de Diadema precisa desse modelo de transporte. Se não iniciarmos os estudos, esse projeto nunca sairá do papel, não podemos deixar acontecer como a linha 17-ouro, que estava prevista para a copa do mundo de 2014 e atrasou mais de 10 anos”, finalizou o deputado.
MARCOS FIDELIS
