Os candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024 para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho (AFT) denunciam que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ainda não realizou a nomeação dos classificados, tendo em vista que realizaram a prova ainda em 2024, no dia 18 de agosto, pelo Concurso Nacional Unificado.
Os mais de 800 aprovados realizaram, também, um curso de formação em Brasília, finalizado no dia 4 de abril de 2025. No entanto, enquanto os demais cargos que realizaram a mesma prova do CNU já foram todos empossados, os aprovados ainda aguardam há quase 6 meses a nomeação.
Segundo projeção dos próprios AFTs, são esperados cerca de 25 novos auditores atuando no ABC, todavia, a demora na nomeação enfraquece ainda mais a fiscalização do trabalho nessa região, que sofre com um acidente de trabalho a cada 40 minutos, segundo o INSS.
A comissão denominada “Nomeia AFT” vem, assim, fazendo campanhas políticas com parlamentares e pressionando as redes sociais do Ministro do Trabalho Luiz Marinho com a hashtag “#NomeiaAFT”.
Ainda há uma forte preocupação com o sucesso da nomeação, tendo em vista que o orçamento aprovado para esse ano vence em dezembro e não há, por parte do Ministério do Trabalho e Emprego, nenhuma previsão para os próximos passos.
