A pouco mais de um mês da Black Friday (28/11), o Procon Diadema divulga orientações para que o consumidor possa pesquisar preços e aproveitar as ofertas da data promocional. O dia de liquidação americano ganhou destaque em todo o país nos últimos anos, com ampliação de promoções para todo o mês de novembro.
Para a coordenadora do Procon Diadema, Dra. Luana Lia Magela de Oliveira, as semanas que antecedem a Black Friday é um período de preparação. “A primeira dica é pensar sobre o que precisa comprar e, a partir daí, o consumidor deve pesquisar e ir acompanhando os preços com antecedência, preferencialmente de 30 a 180 dias antes da promoção, para saber se o desconto anunciado é real. Existem sites que mostram histórico de preços para ajudar o consumidor”, explica.
Ela complementa que “algumas empresas aumentam o valor antes da promoção para depois abaixar o valor e simular um desconto”, por isso, é importante a análise de preços para comparação, tanto em diferentes lojas e sites como consulta de frete, prazo de entrega e reputação da empresa. Caso encontre essa situação, o consumidor pode denunciar ao Procon.
Brinquedos e produtos infantis devem ter selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e/ou indicação de faixa etária. O consumidor deve observar o material e a composição do produto, evitando peças pequenas ou com pontas cortantes. “Guardar a nota fiscal, comprovante de pagamento e “prints” da compra e do site pode servir de prova, caso seja necessário oficializar a reclamação”, esclarece.
Ao comprar ingressos de eventos, passeios e reservas de hotéis e/ou viagens, a pessoa deve verificar, antes da compra, todas as regras de cancelamento, reembolsos, alterações de datas e horários e também guardar comprovantes. Tanto para eventos quanto viagens, a recomendação é comprar somente em canais oficiais e desconfiar de preços muito abaixo do mercado. Todas as informações devem estar à disposição do consumidor de forma clara e acessível.
Pontos de atenção
Mesmo durante a Black Friday ou o mês de novembro, as regras do Código do Direito do Consumidor (CDC) não mudam. É preciso se certificar de condições de cancelamento unilateral e reembolso. No caso de compras fora do ambiente físico da loja, como sites e aplicativos, há ainda o direito da desistência da compra em até sete dias após o recebimento da mercadoria. “Promoção não exclui direitos, todo produto deve ser vendido com qualidade, segurança e garantia, finaliza a coordenadora do Procon Diadema.
Atendimento à população
O Procon Diadema atua na defesa dos direitos do consumidor, orientando sobre valores abusivos ou formas de garantir que esses direitos sejam respeitados, promovendo um ambiente mais justo e confiável para todos os envolvidos. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para ser atendido, é preciso ser morador da cidade ou funcionário da Prefeitura do município.
Serviço:
Procon Diadema
Rua Amélia Eugênia, 488 – Centro.
Telefones: 4057 7407
Email: procon@diadema.sp.gov.br
Funcionamento de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Documentos necessários para abertura de reclamação: RG, CPF, comprovante de endereço, documentos relacionados à reclamação.
