EducaçãoHome

USCS recebeu Secretário Nacional de Segurança Pública, Dr. Mário Luiz Sarrubbo

Na última quinta-feira (16/10), a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) recebeu o Secretário Nacional de Segurança Pública, Dr. Mário Luiz Sarrubbo. Ex-Procurador de Geral de Justiça do Estado de São Paulo, à frente da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) desde o início de 2024, Sarrubbo visitou a USCS pela primeira vez para tratar do tema: “Os Desafios da Segurança Pública no Combate ao Crime Organizado”.
 
Fotos: Ana Paula Lazari
O evento aconteceu no Auditório do campus Barcelona, no período da noite, para estudantes dos cursos de Direito e de Segurança Pública da USCS, além de professores, funcionários e demais interessados pela pauta. Presentes no evento o reitor da USCS, professor Leandro Prearo; o deputado estadual, Thiago Auricchio; o delegado de polícia e secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Osvaldo Nico; do secretário de segurança urbana do município de São Paulo, representando também os secretários municipais e o prefeito de São Paulo, Orlando Morando, do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo e ex-conselheiro do Conselho Nacional de justiça, José Roberto Neves Amorim e do secretário de Segurança de São Caetano do Sul, Lourival dos Santos Silva.
 
Fotos: Ana Paula Lazari
O reitor da USCS, Leandro Prearo, reforçou a importância de discussões acerca do tema, “Educação e segurança andam juntas para que haja uma sociedade mais justa e melhor para se viver. Além de um encontro acadêmico, ter grandes nomes da segurança pública na USCS é uma oportunidade de despertar a consciência crítica e fortalecer o compromisso de nossos alunos e de todos com a construção de uma sociedade mais justa e segura”.
 
O Secretário, Mário Sarrubbo, reforçou a importância da capacitação dos profissionais de segurança pública e da necessidade de adoção de medidas consistentes de combate ao crime organizado, “É preciso uma diretriz nacional, a adoção de ações integradas, precisamos ter parâmetros mínimos em termos de segurança pública, de sistema penitenciário, se nós não pensarmos nisso, não iremos avançar. O crime organizado atualmente precisa de melhores respostas legislativas. É preciso que a legislação permita que a polícia dê respostas mais adequadas com o uso da tecnologia, da inteligência e da capacitação permanente para tanto”. Sarrubbo destacou também a importância das ações integradas da SENASP com as polícias dos estados, o que atualmente têm trazido excelentes resultados, como, por exemplo, na investigação acerca das intoxicações com metanol (operação Carbono Oculto), deflagrada em vários estados e contando, inclusive, com a parceria da Receita Federal para investigação dos locais que alteram as bebidas.
 
Sobre o curso de Graduação Tecnológica em Segurança Pública da USCS: O curso é voltado para os profissionais que já integram as carreiras da Segurança Pública, sendo oferecido na modalidade semipresencial, com aulas presenciais uma vez por semana, no período noturno, no Campus Barcelona da Universidade. Mais informações podem ser obtidas em: https://portal.uscs.edu.br/graduacao-a-distancia/cursos/superior-tecnologia-seguranca-publica.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo