Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
GeralHome

Caminhada Outubro Rosa mobiliza São Caetano em prol da prevenção do câncer de mama

Marcado para amanhã, reúne ações de conscientização, exames gratuitos e bate-papo sobre violência contra a mulher

 

A cidade de São Caetano realiza amanhã a Caminhada Outubro Rosa, uma ação voltada à conscientização sobre o câncer de mama e à promoção da saúde feminina. Além disso, o evento também integra atividades de solidariedade, estimulando a doação de alimentos.


A concentração será no Estacionamento do ParkShopping São Caetano (Alameda Terracota, 545 – Cerâmica), a partir das 8h, com saída prevista para 9h30. Os participantes são incentivados a levar 2 kg de alimento não perecível, que poderão ser trocados por uma camiseta exclusiva, sujeita à disponibilidade. Ainda mais, a iniciativa é promovida pelo Fundo Social de Solidariedade e Prefeitura de São Caetano, com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer e do próprio ParkShopping.

“Neste mês estamos celebrando o acolhimento, o cuidado e o amor às mulheres com uma programação muito especial. E claro que profissionais de Saúde, que se dedicam a cuidar da nossa população, não poderiam ficar de fora”, afirmou Tite Campanella, prefeito de São Caetano, ao convidar a população para a caminhada.

Primeira-dama de SCS Renata Galati lidera a ação

Programação

Além disso, a Prefeitura preparou uma programação ampla durante todo o mês de outubro, visando conscientizar mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde oferece mamografias sem agendamento, realizadas de segunda a sexta-feira, até 31 de outubro (exceto nos dias 27 e 28), no Complexo Hospitalar de Clínicas (Rua São Paulo, 1840, Bairro Olímpico), das 7h às 18h.

Os exames são destinados a moradoras de São Caetano a partir de 40 anos, que não tenham feito a mamografia nos últimos 12 meses e possuam cadastro atualizado na Secretaria de Saúde. Em outras palavras, trata-se de um exame rápido, indolor, com laudo disponível em até cinco dias úteis.

 

Proteção

Contudo, o Outubro Rosa no município vai além da prevenção médica. Na noite de terça-feira (14/10), o Teatro Santos Dumont sediou o encontro “Falando Sério… Quando a 1ª Voz se Levanta, Nenhuma Mulher Fica Sozinha”, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade. Além disso, o evento reuniu 300 mulheres em um bate-papo sobre violência contra a mulher.

Mediado por Renata Galati, primeira-dama e presidente do Fundo Social, o encontro contou com a participação de especialistas, incluindo a delegada Luciara da Conceição, a advogada Dra. Claudia Oliveira Guevara e a psicóloga Dra. Luciana Bachega. Do mesmo modo, o prefeito Tite Campanella fez a abertura e destacou a importância do tema: “Eventos como este são essenciais para quebrar o silêncio e fortalecer a rede de proteção. É uma pauta que exige diálogo constante e ações concretas do poder público e da sociedade”, afirmou.

 

 

MARCOS FIDELIS

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo