CidadesHomeSão Bernardo do Campo

Prefeito Marcelo Lima destaca investimento na Educação e abertura do 2º vestibular da Faculdade Municipal de São Bernardo

Em entrevista ao jornal, o chefe do Executivo frisou a transformação no setor, com a implantação de projetos inéditos, incluindo também a criação do Conecta São Bernardo, de intercâmbio internacional

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), afirmou, em entrevista ao jornal, o compromisso da gestão municipal com uma Educação transformadora, ao anunciar a abertura do segundo vestibular do Programa Faculdade Municipal São Bernardo. O programa, considerado uma das principais conquistas educacionais da cidade, é parte de um pacote de ações que visa ampliar o acesso ao Ensino Superior gratuito e qualificado, especialmente para jovens de baixa renda.

“Acreditamos na Educação como ferramenta de transformação social, capaz de mudar realidades e construir um futuro mais justo. Priorizar essa área é investir no desenvolvimento da nossa cidade e na formação dos nossos jovens. Por isso, temos colocado em prática iniciativas inovadoras, como a criação da Faculdade Municipal e o programa Conecta, que leva alunos da rede pública ao Exterior. Estamos formando uma geração preparada para os desafios”, sustentou o prefeito Marcelo Lima.

 

Foto: Isabelle Diniz/PMSBC

 

Nesta sexta-feira (17/10), foi publicado o edital do segundo vestibular da Faculdade Municipal, que oferecerá, assim como ocorreu em agosto, mais 200 vagas gratuitas, sendo 50 para cada um dos quatro cursos: Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Gestão Pública e Marketing Digital. O programa é viabilizado por meio de parceria com a Universidade São Judas Tadeu. As inscrições para o processo seletivo 2026 começam neste sábado e poderão ser feitas pela internet até o dia 19 de novembro. As provas estão agendadas para 7 de dezembro. A iniciativa é voltada a pessoas não possuam formação superior e estejam em situação de vulnerabilidade.

A Faculdade Municipal funciona em um prédio público na Rua Marechal Deodoro, antes abandonado, mas que foi reformado para receber os alunos em uma estrutura digna e de fácil acesso.

 

 

Conecta – Outro destaque da gestão municipal é o Programa Conecta São Bernardo, criado também em 2025. A iniciativa promove intercâmbio internacional gratuito para estudantes da rede pública, com idades entre 15 e 17 anos. Os primeiros 20 alunos embarcaram no dia 4 de julho para Dublin, na Irlanda, onde participaram de atividades culturais e educacionais, incluindo visitas ao The Irish National Heritage Park e a cidade histórica de Wexford.

Ao retornarem, os alunos foram contemplados com uma extensão do projeto: um curso de inglês oferecido de forma gratuita pela Prefeitura em parceria com o Colégio Petrópolis. As aulas seguem até dezembro, com encontros presenciais semanais e conteúdos online. O prefeito Marcelo Lima já garantiu que o Conecta não só permanece em 2026, como será expandido. Para o chefe do Executivo, os projetos educacionais da cidade representam um marco no desenvolvimento social e na inclusão. “Nosso compromisso vai além de oferecer acesso ao ensino. Estamos abrindo portas, criando oportunidades reais e ampliando horizontes.”

Outras medidas – A gestão do prefeito Marcelo Lima implementou, ainda, um programa de bonificação para profissionais da Educação que atingirem metas de aprendizagem, com o valor previsto de R$ 1.500. A gratificação destina-se a escolas e professores que alcançarem as metas definidas. Além da bonificação, a Prefeitura retomou o pagamento das progressões na carreira, que estava suspenso desde 2022, como outra forma de valorização dos profissionais da Educação.

Dentro do pacote de medidas adotadas na área neste ano, a Administração também inaugurou a Escola de Formação dos Profissionais da Educação (Efope), no complexo do Cenforpe, resgatando a vocação original do equipamento.

“A valorização dos profissionais da Educação é um compromisso assumido no nosso mandato. Sabemos que investir na qualidade do ensino passa, obrigatoriamente, por reconhecer e incentivar quem está na linha de frente do aprendizado. Essas ações fazem parte de um conjunto de medidas que reafirmam nosso respeito, reconhecimento e confiança nos profissionais que constroem, todos os dias, a Educação de São Bernardo”, finalizou o prefeito Marcelo Lima.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo