O Hotel Escola Senac Grogotó –que fica em Barbacena , a 170 Km de Belo Horizonte, está com inscrições abertas para o 2º Encontro das governantas e camareiras que acontecerá de 28 a 30 de novembro.
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA- Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, entidade nacional que realiza eventos para o fortalecimento do trade turístico
Trata-se de evento de capacitação, inspiração e networking, que reafirma a importância da governança hoteleira para a qualidade dos serviços e a satisfação dos
Clientes
Para saber a respeito do transfer gratuito Belo Horizonte Barbacena e para inscrições com hospedagem acesse:
https://www.sympla.com.br/evento/encontro-das-governantas-e-camareiras—2-edicao/3115832
Inscrições para a Maratona de BH
As inscrições para a primeira edição da Maratona Oficial de Belo Horizonte, começam dia 30 de setembro . O evento será realizado no dia 17 de maio de 2026.. Os atletas interessados em participar podem se inscrever, por meio do site Ticket Sports, até o dia 7 de maio de 2026, ou até que as vagas sejam preenchidas. O número de corredores para os 42 km será limitado a 7,5 mil. Levando em consideração a expectativa dos atletas, a organização acredita que as inscrições possam se encerrar em poucas horas.
O percurso oficial da maratona de 42km foi definido em parceria com a BHTrans e tem largada e chegada na
Praça da Estação (Av. dos Andradas, 500). A saída está marcada para às 5h e o tempo de corte é de 6h após o início da prova. O trajeto apresenta altimetria de apenas 192m e passa por pontos emblemáticos da cidade, como: Funarte, Serraria Souza Pinto, Praça da Estação, pista de corrida da Andradas, Horto Florestal, Museu de História Natural da UFMG, Viaduto Itamar Franco, Arena MRV, Complexo Esportivo do Pompéia e Via 710, retornando pelas principais avenidas até chegar de volta ao centro da cidade, com vista para a Serra do Curral em vários trechos.
Antes da prova principal, na sexta-feira, 15 de maio, às 21h, haverá a Corrida Central, uma prova de 5km com largada e chegada na Praça da Estação. O percurso apresenta altimetria de 65m e deve ser completado em até 1 hora. Nesta prova, os atletas vão passar por pontos turísticos como a Praça da Liberdade, o Palácio da Liberdade, o Parque Municipal, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.
Para quem quer ir além e completar os 5km da Night Run e a maratona de 42km, o desafio do Pão de Queijo com Doce de Leite é uma modalidade de inscrição que garante a participação nas duas provas. Nesse caso, o corredor recebe um número de peito de cada prova e uma medalha extra ao final da maratona.
Já no sábado, 16 de maio, haverá a Corrida Kids, em circuito fechado e seguro dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti. A prova terá distâncias de até 400 metros, adaptadas por faixa etária, com idade mínima de 5 anos. As inscrições para as crianças serão gratuitas.
“Palácio na Cidade e Cidades no Palácio” cria rede de trocas entre a capital e o interior de Minas
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
Promover o encontro entre diferentes públicos, artistas e territórios culturais de Minas Gerais é a proposta central do “Palácio na Cidade e Cidades no Palácio”, programa desenvolvido pela Fundação Clóvis Salgado (FCS) e ampliado em 2025.
Iniciativa estimula intercâmbios e aproxima públicos, artistas e produções em torno da diversidade cultural do estado (Foto: Marcia Charnizon)
A iniciativa estabelece um verdadeiro intercâmbio cultural: de um lado, leva a programação do Palácio das Artes e do Circuito Liberdade para cidades do interior e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); de outro, abre espaço para que produções e artistas locais ocupem os equipamentos culturais da capital.
Com esse movimento de mão dupla, o projeto amplia o acesso a concertos, mostras de cinema, apresentações de dança, exposições, cursos e oficinas, fomentando tanto a fruição artística quanto a formação de público e a capacitação de profissionais da cultura.
A integração dos corpos artísticos da FCS, a Cia. de Dança Palácio das Artes, o Coral Lírico de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, às comunidades locais reforça o caráter educativo e colaborativo da iniciativa.
Com ações que unem difusão, formação e troca de saberes, o “Palácio na Cidade e Cidades no Palácio” reafirma a missão da Fundação Clóvis Salgado de aproximar a arte de todos os mineiros e consolidar um diálogo cultural em rede em Minas Gerais. Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, o programa representa um marco para a política cultural do estado.
“O ‘Palácio na Cidade e Cidades no Palácio’ faz parte do esforço da instituição de democratizar o acesso à arte, levando destaques da programação para outras localidades e trazendo artistas e produções para Belo Horizonte, de forma que temos uma política de mão dupla”, pontua Reis.
Ele ressalta dentre as ações do projeto, a realização das mostras Estruturas do Medo’ – Giallo e Slasher e Cidade Imaginária – Fundação Clóvis Salgado, respectivamente, em Nova Lima e Caxambu, além da estreia da ópera Devoção, em Congonhas, e apresentações de músicos do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) em Mariana.
“Nosso desejo é continuar levando a diversidade de nossas produções aos quatro cantos desse estado, que também é tão diverso e tem tanto a oferecer à Fundação Clóvis Salgado e ao Circuito Liberdade”, completa Reis.
A itinerância já contemplou municípios como Nova Lima, Congonhas, Caxambu, Mariana e Montes Claros. Nos últimos meses de 2025, a exposição em homenagem à artista visual Yara Tupynambá chega a cidades do Alto Paranaíba, como São Gotardo e Rio Paranaíba.
Em São Gotardo, a chegada do projeto despertou entusiasmo e reconhecimento por parte da gestão cultural local.
“Essa parceria é um marco para nossa cidade. Através do programa Palácio na Cidade, e de um termo de colaboração feito entre a Fundação Clóvis Salgado e o município de São Gotardo, nossa população pode receber obras de grandes artistas mineiros, como Yara Tupynambá. E isso vai além: aproxima nossa cultura das artes visuais e nos permite nos reconhecer através dela”, destaca a secretária de Cultura e Turismo de São Gotardo, Joyce Rodrigues.
Fato ou Fake: saiba tudo sobre a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital
Anova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) foi recentemente regulamentada pelo Ministério do Turismo e está disponível na Plataforma FNRH Digital para todo o segmento de hotelaria do país. A ficha deve ser preenchida por todos os hóspedes em estabelecimentos de hospedagem, contendo informações básicas de identificação que já eram solicitadas no modelo em papel.
A Agência de Notícias do Turismo esclarece dúvidas sobre essa nova ferramenta totalmente digital. Vejam os principais pontos sobre a modernização do sistema.
Fato: As informações registradas na FNRH são acessadas para fins oficiais, como segurança pública, produção de estatísticas e formulação de políticas para o setor de turismo, respeitando integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Fake: Os dados da ficha ficarão disponíveis ao público.
Fato: A versão digital simplifica e agiliza o check-in e o check-out, permitindo até o pré-preenchimento online dos dados, reduzindo filas nas recepções.
Fake: A medida aumenta a burocracia para o turista.
Fato: A FNRH já existia em papel; a digitalização apenas moderniza o procedimento, trazendo mais eficiência, segurança e redução de custos para os empreendimentos.
Fake: A ficha eletrônica é uma nova obrigação criada pelo Ministério do Turismo.
Fato: A digitalização melhora a experiência do turista, gera estatísticas qualificadas em tempo real sobre o fluxo de visitantes e fortalece o planejamento público e a competitividade do setor.
Fake: A mudança não traz impacto para o setor.
Acesse as informações https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas-projetos-acoes-obras-e-atividades/ficha-nacional-de-registro-de-hospedes
Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para sergio51moreira@bol.com.br