CidadesHomeSão Caetano do Sul

Docentes de São Caetano celebram o Dia dos Professores com amor pela educação e orgulho de fazer parte da rede municipal

 

Duas gerações, uma mesma paixão. No Dia dos Professores, São Caetano do Sul celebra a dedicação de educadores que representam o encontro entre a experiência e a renovação, unidas pela crença de que ensinar é transformar vidas.

Em um bate-papo reflexivo sobre a missão de educar entre Ana Maria Garcia da Silva, professora de Inglês da EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer e há 33 anos na rede municipal, e Isabela Erlacher Stern Alves, professora de Matemática também do Oscar Niemeyer e que ingressou neste ano na Prefeitura, a experiência e o entusiasmo de diferentes gerações se encontraram no mesmo propósito: ensinar é acreditar no potencial de cada aluno e crescer junto com ele.


Fotos: Eric Romero/PMSCS

 

“Eu gosto de ser professora por gostar de ver a evolução do ser humano. Amo o que eu faço, não trocaria minha profissão por nada neste mundo”, afirma Ana Maria. Para ela, o maior presente da carreira é acompanhar o florescer dos alunos — ver crianças se tornarem adultos realizados, e saber que, em algum momento, o professor fez parte dessa jornada. “É gratificante demais sair na rua e encontrar ex-alunos bem na vida. O céu é o limite para cada um deles”, conta.

Com décadas de sala de aula, Ana Maria também reflete sobre as mudanças da educação e o papel humano do educador. “Hoje o professor não está em um patamar acima. Os alunos falam com a gente coisas que às vezes não falam em casa. Isso é valioso, não pode se perder”, diz. Para ela, a tecnologia — como a lousa digital e o chromebook, presentes nas escolas municipais de São Caetano — é uma aliada, mas o professor segue essencial: “A inteligência artificial vai nos ajudar bastante, mas sempre precisaremos do professor para ensinar e corrigir com empatia”.

Representando uma nova geração de docentes, Isabela traz a mesma paixão no olhar. Ex-aluna da rede municipal, ela cresceu sonhando em dar aulas na mesma cidade onde estudou. “Desde que decidi ser professora, coloquei na minha cabeça que queria dar aula aqui em São Caetano. A rede é muito boa de se trabalhar, com ótimos equipamentos e estrutura que ajudam a aplicar metodologias ativas”, explica.

Para Isabela, o papel do professor vai muito além do conteúdo. “Ser professor é fazer a diferença na vida de cada aluno. Quero manter sempre a motivação de ajudar cada estudante em seu desenvolvimento. Não é um trabalho fácil, mas é um trabalho muito bonito”, diz.

Em São Caetano, a educação é conduzida com base em um conceito que une valorização dos profissionais, formação continuada e inovação tecnológica. A rede conta com o CECAPE Dra. Zilda Arns, referência nacional em capacitação docente, e ferramentas como a plataforma AutoriaSCS, que ampliam o repertório pedagógico e apoiam o desenvolvimento de novas práticas em sala de aula.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo